Futebol

Após revés contra o Athletico, Vasco tem 37% de chances de rebaixamento

Derrotados na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Vasco encontram-se em situação bem complicada na luta contra o rebaixamento. O cenário é pior para os botafoguenses.

Segundo o “FiveThirtyEight”, site parceiro da ESPN, o clube da Estrela Solitária tem 82% de chance de ser rebaixado.

A equipe do técnico Eduardo Barroca perdeu para o Corinthians por 2 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no último domingo. No total, o time tem apenas quatro triunfos no Nacional e está na penúltima colocação, com 23 pontos.

Já o Vasco, que foi atropelado pelo Athletico-PR por 3 a 0, em Curitiba, está na 17ª colocação, com sete vitórias e 28 pontos (mesma pontuação de Bahia, 16º, e um ponto a menos que o Sport, 15º). Ou seja, tem chance de se salvar.

Segundo o “FiveThirtyEight”, o Vasco tem 37% de possibilidade de ser rebaixado, enquanto o Sport tem 42% e o Bahia, 29%. Vale lembar que o cálculo considera o mando dos jogos, a posição na tabela e o momento de cada um dos adversários.

O lanterna Coritiba, 21 pontos, e o Goiás, 18º, com 23, têm 93% e 86% de chance de queda, pela ordem.

Outros clubes com chance de queda, embora mínima, são Athletico-PR (3%), Atlético-GO (5%), Red Bull Bragantino (8%) e Fortaleza (29%). Corinthians e Ceará, que até o início da rodada, corriam um pequeno risco, agora já não têm mais chances de queda.

São Paulo dispara

Lá no alto, a rodada foi boa para o São Paulo, que abriu sete pontos de vantagem sobre Atlético-MG e Flamengo (56 para ele contra 49 deles). O time tricolor tem 61% de chance de título.

Já o Flamengo, que embora tenha caído para a terceira colocação, mas tem um jogo a menos, aparece como o segundo com mais possibilidade. Mesmo assim, apenas 28%.

Atlético-MG (5%), Internacional (2%), Grêmio (2%) e Palmeiras (2%) são os outros na briga.

Fonte: ESPN Brasil