Futebol

Após observar treino, Joel promete muito trabalho para levar Vasco à elite

Após 10 anos longe do Vasco, Joel Santana retornou e, neste domingo, concedeu sua primeira entrevista coletiva como o novo técnico cruz-maltino. A quilômetros de São Januário, no CFZ, onde o "Papai" apenas observou o treinamento comandado pelo auxiliar Marcelo Sales e o preparador físico Ronaldo Torres, o treinador, sentado entre Roberto Dinamite e Rodrigo Caetano, chegou dizendo que o momento é de muito trabalho para levar o Vasco de volta à elite do futebol brasileiro.

- Não é hora de ficar falando muito, é hora de trabalhar, trabalhar e trabalhar para, no fim do ano, estar em uma situação mais confortável. Estamos felizes, mas não estamos satisfeitos. Para isso, nós temos que fazer mais ainda - afirmou o comandante.

Joel, que inicia sua quinta passagem por São Januário, falou ainda que a gratidão e o conhecimento do clube foram fundamentais para que ele aceitasse o desafio de assumir o clube a três meses do fim da Série B do Campeonato Brasileiro.

- Conheço um pouco essa casa. Dormi muitas vezes embaixo da arquibancada, feliz da vida, por isso estou aqui. Sou grato. Muito do que aconteceu comigo, agradeço a esse clube. Vamos tentar mais uma vez chegar a um momento mais tranquilo no fim do ano, estar onde temos que estar.

Joel Santana assinou contrato até 31 de dezembro deste ano. A negociação foi conduzida diretamente pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite. Joel treinou o mandatário numa de suas passagens pelo clube e tem boa relação com o ex-atacante, que está em fim de mandato – enquanto a Justiça não julgar a liminar que o mantém no poder, Dinamite é presidente até as eleições de 11 de novembro.

Houve resistências internas ao nome de Joel, mas Dinamite resolveu seguir em frente ainda assim. A escassez do mercado e a impossibilidade de acerto com as opções preferenciais - como no caso de Oswaldo de Oliveira - abriram caminho para o acerto do veterano treinador de 65 anos. O primeiro contato havia sido feito logo após o pedido de demissão de Adilson. Joel, depois, esperou outra ligação e se irritou com a aproximação do acerto do Vasco com Enderson Moreira, que acabou não se concretizando.

O treinador retorna à Colina após quase uma década. Em sua última passagem, em 2005, Joel foi demitido após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil com uma derrota em casa para o Baraúnas (3 a 0), em abril daquele ano. O último clube do treinador foi o Bahia, numa curta passagem em 2013: em pouco mais de um mês, entre abril e maio, comandou o Tricolor em sete partidas, com duas vitórias, três empates e duas derrotas. A última delas, a goleada de 7 a 3 para o arquirrival Vitória, na primeira partida da final do estadual, culminou com a sua saída.

Jogador do Vasco na década de 70 (foi campeão carioca em 1970 e brasileiro em 1974), Joel Santana vai comandar o time pela quinta vez na carreira (as passagens anteriores foram em 1986/1987, 1992/1993, 2000/2001 e 2004/2005). Como técnico, conquistou dois estaduais (1992 e 1993), a Copa João Havelange em 2000 e a Copa Mercosul neste mesmo ano – os dois últimos títulos depois de substituir Oswaldo de Oliveira na reta final das competições.

Fonte: ge