Futebol

Após nova oportunidade com Zé Ricardo, Juninho começa 2022 com boa atuação

Depois de ser afastado por problemas de disciplina em 2021, volante começa temporada com primeiro gol e jogo completo no profissional; ao técnico, garantiu que 2022 será seu ano.

Juninho abre 2022 com moral no Vasco. O garoto de 21 anos, que participou de 26 jogos pelo profissional no ano passado, tem nesta temporada uma nova chance para mostrar o potencial. De cara ganhou a titularidade com Zé Ricardo e, na estreia do Campeonato Carioca, marcou um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda, na última quarta-feira.

O primeiro gol como jogador profissional é um estímulo para o jovem mudar o foco esse ano. Apesar das chances no ano passado, o clube entende que o momento do time não foi propício para desenvolver o talento de Juninho, que também teve problemas extracampo. O volante é um dos poucos que permaneceu no elenco após os fracassos de 2021.

- Foi meu primeiro gol no profissional. Só eu e Deus sabemos quanto estou trabalhando. Tenho como meta fazer de 2022 o meu ano. Quero agradecer ao treinador pela confiança. É continuar essa pegada e ir para cima. Estou no profissional há mais de dois anos e fiz meu primeiro gol. Então, acho que a família também está feliz - disse o jogador do Vasco após o jogo.

Enquanto alguns garotos foram dispensados e outros não quiseram ficar, Juninho abraçou a meta do clube para essa temporada. Canta aos quatro cantos do CT Moacyr Barbosa que 2022 será o seu ano. Mais que a evolução física e tática em campo, o jovem precisa fortalecer a mente para realizar esse desejo. Já conquistou a confiança e amizade do treinador, mas ainda tem que convencer o clube.

Em agosto do ano passado, o garoto foi devolvido ao time sub-20 por problemas de disciplina. Antes de entrar no radar de Zé Ricardo para esta temporada, Juninho teve uma conversa séria com o treinador. Prometeu cabeça no lugar e foco no Vasco.

Com a ajuda de Zé, o garoto tem brecha para evoluir. O principal problema hoje é o posicionamento sem bola, a ocupação dos espaços em campo e a maturidade para dosar força e fôlego. Com características de "jogadores antigos" que agradam ao técnico, Juninho tem boa capacidade física e explosão para pisar na área. Não à toa protagonizou bons lances ofensivos no Raulino de Oliveira.

Na última quarta, o cria do Vasco começou e terminou uma partida como profissional pela primeira vez. O bom desempenho o credencia para permanecer na primeira prateleira de Zé Ricardo, mas com a preocupação de não queimar etapas como aconteceu em 2021.

- A gente sabe que a transição base-profissional tem muitas armadilhas e também muita responsabilidade. No futebol brasileiro, é muito comum atleta ser colocado no fogo, e ter que responder de imediato. O que a gente quer é proteger nossos atletas, sem ser paternalistas - disse Zé.

A boa estreia na temporada abre os olhos do mercado para Juninho. O meio-campista recebeu sondagens do exterior nas últimas semanas. O Al Wasl buscou informações, mas o valor pretendido pelo clube dos Emirados Árabes ficou abaixo do esperado. A reportagem apurou que o Vasco só iniciaria negociação do jovem com valores a partir de 1 milhão de dólares.

Mais que esportivamente, ver Juninho em campo interessa ao Vasco pelo viés financeiro. O garoto é hoje um dos principais ativos do clube, que prevê lucrar esse ano, de acordo com o orçamento para 2022 aprovado pelo Conselho Deliberativo, R$ 36 milhões com vendas de jogadores.

Fonte: Globo Esporte