Futebol

Após início de Série B tranquilo, Vasco vive reta final de temporada tensa

Após um início de Série B tranquilo, quando chegou a perseguir o líder Cruzeiro e ficou invicto até a 15ª rodada, o Vasco vive uma tensa reta final de temporada. Antes encaminhado, o acesso está em perigo.

A situação não chega a ser desesperadora, mas está longe de ser confortável. O clube, inclusive, tem uma possibilidade remota de deixar o G-4 nesta sexta, pela primeira vez, desde a 7ª rodada. Para que isso aconteça, o Londrina precisa vencer a Ponte Preta por cinco gols de diferença. Algo muito improvável.

Com uma vitória simples, no entanto, o time paranaense empatará em pontos com o Vasco. O momento se deve à queda de desempenho no returno, e os números mostram que há motivos para preocupação.

Após 31 rodadas, o Vasco tem hoje 48 pontos. A campanha é praticamente igual à do ano passado, quando ficou longe do acesso. A principal diferença é a colocação na tabela. O sarrafo nesta temporada está mais baixo.

Em 2021, após a 31ª rodada, o Vasco tinha 47 pontos, 13 vitórias, oito empates e dez derrotas. Estava na sexta colocação, a cinco pontos do G-4, onde não ficou em nenhuma rodada. Nesse ano, apesar da campanha semelhante, o time está entre os quatro primeiros desde a 7ª rodada.

Campanhas do Vasco até a 31ª rodada da Série B

TEMPORADA COLOCAÇÃO PTS V E D GP GC S
2021 47 13 8 10 38 34 4
2022 48 13 9 9 35 28 7

Desempenho despenca no returno

O Vasco ainda depende das próprias pernas e tem uma tabela aparentemente mais tranquila que o Londrina nas sete rodadas finais. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as chances de acesso hoje são de 61%. O desempenho no segundo turno é o que mais preocupa.

O Vasco terminou o primeiro turno da Série B com 35 pontos, na segunda colocação. Era o time com menos derrotas (2) e tinha a terceira melhor defesa da competição, com 11 gols sofridos. O aproveitamento foi de 61%.

No returno, o time conseguiu apenas 13 dos 36 pontos possíveis. O aproveitamento é de 36%. Foram quatro vitórias, um empate e sete derrotas. O discurso, no entanto, ainda é de confiança no acesso.

- Nós temos uma equipe que vai alcançar o objetivo e vai voltar para a Série A. Isso é certo, isso aí vai acontecer - disse o técnico Jorginho, após a derrota para o Cruzeiro.

O Vasco terá oito dias livres para se preparar para o jogo contra o Londrina. O clube carioca só volta a campo na próxima quinta-feira, em partida válida pela 32ª rodada da Série B, às 21h30, em São Januário. Os torcedores esgotaram os ingressos para o confronto que ganha ares de decisão.

 

Fonte: ge