Futebol

Após 83 anos, Vasco e Flamengo se enfrentam numa decisão nacional

Clubes centenários, Vasco e Flamengo tem um histórico de 83 anos de duelos. Mas os dias 19 e 26 de julho, datas nas quais os dois clubes disputam as finais a Copa do Brasil, reservam um momento inédito. Pela primeira vez, os tradicionais rivais vão decidir um título nacional.

Com nove títulos brasileiros somados (contando a Copa de União de 87 para o Rubro-Negro), os oponentes do Clássico dos Milhões somente decidiram até hoje competições oficiais dentro dos limites do Rio de Janeiro.

Em torneios nacionais, a fase mais avançada que os dois gigantes do futebol nacional se enfrentaram foi a etapa semifinal do Campeonato Brasileiro , em dois anos: 1992 e 1997.

No ano do pentacampeonato, o Flamengo chegou à fase semifinal ao lado do arqui-rival e de dois paulistas: Santos e São Paulo. Capitaneado por Júnior, o Rubro-Negro venceu o grupo e em dois jogos contra os cruzmaltinos, conquistou um empate (1 a 1) e uma vitória (2 a 0), garantindo lugar na finalíssima contra o Botafogo.

Da última vez, em quadrangular formado também por Juventude e Portuguesa, foi o Vasco que levou a melhor. Após um empate por 1 a 1 no primeiro jogo, o time de São Januário goleou por 4 a 1 na segunda partida e garantiu classificação para a decisão, na qual superou o Palmeiras e ficou com o título. O destaque da partida contra o Flamengo foi Edmundo, com três gols.

A final tem um outro componente que amplia seu ineditismo. Desde a criação da Copa do Brasil em 1989, nunca dois clubes do mesmo estado chegaram à decisão.

O Vasco alcança pela primeira vez à final da competição. O Flamengo esteve em quatro oportunidades na final e venceu apenas em 1990, quando derrotou o Goiás. Depois, a maior torcida do Brasil amargou três derrotas: para o Grêmio (1997), Cruzeiro (2003) e a pior de todas, para o Santo André em 2004.

Fonte: ge