Futebol

Apoio da torcida é o principal trunfo do Vasco para voltar à elite

Após a permanência na Série B na última temporada, o Vasco da Gama sabe que não pode mais errar e luta com todas as armas que têm para voltar à elite do futebol brasileiro. A principal delas não é segredo para ninguém: a força da sua torcida. E nesse embalo rumo à Primeira Divisão, muitos torcedores buscam materializar essa confiança no Gigante. Clique aqui e leia mais sobre códigos de bônus. 

Apesar das oscilações do time no início do Campeonato Brasileiro, a cobrança existe, mas, paralelamente, o apoio nunca falta. Onde o time está, no Rio ou em qualquer lugar do país, há um número alto de vascaínos embalando o Trem-Bala.

Foi assim, por exemplo, no principal desafio do Vasco até aqui: o duelo contra o então líder Bahia, em São Januário, que contou com ingressos esgotados antecipadamente e cerca de 20 mil vascaínos presentes, gritando do início até o fim. Uma verdadeira festa que roubou a cena na imprensa e chamou a atenção até dos rivais.

Em Manaus, logo em seguida, também não foi diferente. Mais uma vez a torcida compareceu em grande número, durante a madrugada, para receber o time com todo entusiasmo no aeroporto.

É evidente para os vascaínos que a equipe do técnico Zé Ricardo ainda mostra muitas limitações no aspecto técnico, e reforços devem ser anunciados para o segundo semestre, principalmente com a eminente chegada da 777 Partners ao Clube. Os executivos americanos já mapeiam o mercado para indicar nomes que possam vir a agregar.

Esse é um outro ponto, extracampo, que vem colaborando para a empolgação dos cruzmaltinos, que veem na SAF a possibilidade mais próxima para virar a chave, após anos de insucesso, reescrevendo os capítulos de glória de outrora.

E se, por vezes, ainda falta algo a mais no quesito técnico para o elenco, o que não vem faltando é garra e entrega. É o caso de alguns jogadores, em específico, que chegaram nessa temporada e já ganharam a confiança e a admiração da torcida. O goleiro Thiago Rodrigues assumiu a meta vascaína e demonstra, a cada jogo, muita identificação com a Cruz de Malta. Yuri Lara, volante, é outro nome em alta. O desempenho em campo fez ganhar, inclusive, o apelido de Pitbull.

Muito criticado no início da temporada, pelo fato do time não apresentar uma evolução tática, o técnico Zé Ricardo já vê, gradativamente, a pressão diminuir, embora ainda exista. Isso porque o time conseguiu entrar pela primeira vez no G4 nesta temporada, emplacando uma sequência de resultados que lhe garantiu o posto de único time do Brasil ainda invicto no Brasileirão. 

O retrospecto é amplamente favorável quando o Gigante da Colina joga em São Januário. E agora há um incentivo a mais: a reativação do setor Vip, liberado após reforma, que possibilita que ainda mais vascaínos possam comparecer à Colina História e empurrar o time.

No quesito do marketing, o Vasco também vem jogando a favor do seu torcedor. Um exemplo é a visita do “Luva de Pedreiro”. A presença digital do ilustre vascaíno fez as redes sociais do Clube quebrarem recordes, principalmente no TikTok. Um importante incentivo, sobretudo para reconectar o time do seu torcedor mais jovem, que ainda não sabe o que é conviver com grandes títulos.

E por entender a importância desses vascaínos e visando aprofundar o conhecimento sobre o seu torcedor, o Gigante inovou, lançando recentemente, o ‘Censo Vascaíno’.

“O projeto busca estimular a torcida a compartilhar informações sobre seu perfil e hábitos de consumo para aprofundar a gestão de conhecimento do torcedor, em um cenário de transformação do clube cruzmaltino”, diz nota publicada no Site Oficial do Clube.

Dentro de campo ainda é cedo para afirmar se o Vasco subirá ou não, mas o certo é que não faltará apoio e incentivo das arquibancadas. Quando time e torcida jogam juntos, o resultado costuma ser favorável. Mais do que grandes reforços, a força de São Januário será a principal arma para voltar à Primeira Divisão.

Foto: SuperVascoTorcida vascaína
Torcida vascaína

Fonte: SUPERVASCO.COM