Futebol

Apesar dos tropeços, Vasco tem melhor início de temporada dos últimos 3 anos

Apesar da irregularidade nas dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vasco apresenta o melhor início de temporada dos últimos três anos. Ao contrário de 2004 e 2005, o Gigante da Colina ainda não freqüentou a zona de rebaixamento e, melhor que isso, já esteve entre os classificados para a Copa Sul-Americana e até Libertadores.

Em 2004, a campanha inicial foi muito ruim, uma vez que o Vasco esteve entre os rebaixados durante três das dez primeiras rodadas (terceira a quinta). Na décima, o time de São Januário ainda estava em vigésimo, uma acima da zona da degola. A equipe encerrou o Brasileiro daquele ano em 16º lugar, com 54 pontos.

No ano passado, o Vasco apresentou retrospecto decadente nas dez primeiras rodadas. Terminou a primeira em oitavo lugar, caiu até a 17ª colocação (na quarta rodada), depois alternou subidas e descidas até que, na nona e décima rodadas, ficou em 20º lugar, na zona de descenso. No fim, o time melhorou e encerrou o Brasileiro em 12º, com 56 pontos, sem conseguir vaga para a Sul-Americana.

Na atual edição do Brasileirão, os comandados de Renato Gaúcho viveram um bom momento nas cinco primeiras rodadas, quando se mantiveram sempre entre os classificados para uma das competições continentais. O Vasco terminou a segunda rodada em quarto lugar (Libertadores). Na primeira, terceira, quarta e quinta, o time esteve no grupo da Sul-Americana.

Nos jogos seguintes, o time ficou quatro jogos sem vencer e caiu para a 16ª colocação. Na décima rodada, após vitória sobre o Santa Cruz, o Gigante da Colina encerrou a participação pré-Copa do Mundo em 14º lugar.

Apesar desse resultado, o técnico Renato Gaúcho não está nada satisfeito com o desempenho do time e de alguns jogadores, especificamente. Ele ameaçou barrar quem não estiver atento.

O treinador vascaíno acredita que muitos passaram as últimas rodadas ainda saboreando a classificação para a final da Copa do Brasil, que será em julho, contra o Flamengo.

\"Tenho alertado para isso. Melhoramos no último jogo, mas tomamos o gol por falta de atenção. Tenho cobrado isso e todos eles sabem que estamos pecando nesse fator. Eles precisam estar atentos porque cada jogo é uma final\", avisou Renato Gaúcho, em entrevista à Rádio Tupi.

Fonte: Pelé.Net