Futebol

Apesar da pandemia, clubes de futebol estamparam 145 marcas nas camisas

Pelo menos em quantidade, o futebol brasileiro reteve em 2020 o mesmo número de patrocinadores que havia registrado na temporada anterior. A conclusão faz parte de um levantamento divulgado pelo Ibope Repucom, braço de marketing esportivo do grupo Kantar.

O instituto mapeou as marcas exibidas em camisas de clubes da primeira divisão no decorrer do Campeonato Brasileiro. O levantamento é quantitativo, ou seja, não entrou em detalhes sobre os patrocínios. Nem tampouco listou valores dos contratos, grande parte confidencial.

Foto: Lucas Figueiredo/CBFTaça do Brasileirão de 2020
Taça do Brasileirão de 2020

Em 2020, foram estampadas 145 marcas diferentes nas camisas da primeira divisão nacional. Em média, sete por clube. Na temporada anterior, a quantidade havia sido praticamente a mesma: 144.

Entre uma temporada e outra, cinco em cada dez marcas que estiveram nas camisas mantiveram os patrocínios – 50% de retenção, portanto. Melhor do que os 40% da transição anterior.

Em 2020, o segmento mais presente foi o imobiliário e de construção. Foram 25 marcas oriundas deste setor no total. Fabricante de tintas se destacam com a presença de cinco concorrentes diferentes.

O setor bancário, que havia sido o mais frequente na temporada de 2019, caiu para a segunda posição. Fazem parte dele bancos tradicionais e digitais, financeiras, consórcios, seguros e capitalização.

O material na íntegra está disponível neste link.

@rodrigocapelo

Fonte: ge