Futebol

Apequenou? Maracanã vira território inimigo para o Vasco, que enfrenta incôm

No Maracanã, o Vasco já levantou inúmeros títulos, como os campeonatos brasileiros de 1974, 1997 e 2000, sem contar vários outros. Mas o estádio não vem sendo favorável ao clube nos últimos meses. Afinal, o retrospecto contra os maiores rivais vem preocupando a torcida, principalmente quando os duelos acontecem no Mário Filho. Nas últimas sete partidas contra Flamengo, Fluminense e Botafogo, o Vasco não conseguiu vencer. São dois empates e cinco derrotas, o que vem deixando os jogadores muito incomodados.

No último domingo, contra o Flamengo, o Vasco esteve visivelmente perdido, errando muitos passes e criando poucas chances, sendo uma presa até certo ponto fácil. Para Leandro Amaral, as dimensões do gramado do Maracanã têm prejudicado o clube cruzmaltino.

- Quando a gente atua no Maracanã, o jogo é completamente diferente do que é em São Januário. O Maracanã é grande e proporciona mais espaço. Acho que a nossa queda acontece porque recuamos demais. São Januário é o nosso campo, onde a gente treina. Querendo ou não, isso dá uma vantagem quando jogamos aqui - destacou Leandro.

O ex-presidente Eurico Miranda foi um dos defensores de mandar os clássicos em São Januário. Mas Roberto Dinamite, após assumir, já anunciou o contrário. Para ele, o palco dos grandes jogos é o Maracanã. Leandro Amaral crê em desvantagem, mas não quer desculpas.

- Para nós, seria muito bom jogar os clássicos em São Januário, mas a gente também não pode reclamar do Maracanã, que é um baita de um palco, campo que tem uma dimensão boa, dá espaço para atuar e facilita o jogo. É tudo uma questão de adaptação - emendou.

O rendimento do Vasco tem sido tão ruim nos clássicos que pode ser visto nos números. A última vitória aconteceu no dia 14 de outubro de 2007, quando a equipe bateu o Botafogo por 2 a 1. Depois, nada de vencer. Contra o Flamengo, por exemplo, são quatro jogos desde então, sendo três derrotas e um empate, num somatório de placares que daria 9 x 5 para o rival rubro-negro. Contando com um jogo no Engenhão, o Vasco não vence um clássico há oito partidas, incluindo um empate com o Botafogo no Estádio Olímpico João Havelange.

- Isso é anormal. Uma equipe grande como o Vasco, com a qualidade e condições que proporciona para os atletas, não pode ficar tanto tempo sem vencer um clássico. A gente tem que entrar diferente, com uma determinação e atenção maior. O clássico te proporciona várias coisas. Até mesmo chegar em uma seleção brasileira. Temos que mudar essa história, até porque o Vasco é um time de tradição, acostumado a ganhar títulos - finalizou.
Os últimos sete clássicos do Vasco no Maracanã

13/07/2008 - Flamengo 3x1 Vasco

12/04/2008 - Fluminense 1x1 Vasco (5x4 - pênaltis)

06/04/2008 - Vasco 2x2 Flamengo

23/03/2008 - Fluminense 2x1 Vasco

17/02/2008 - Flamengo 2x1 Vasco

02/02/2008 - Vasco 2x3 Botafogo

18/10/2007 - Vasco 1x2 Flamengo

Fonte: O Globo