Apenas um jogador titular do Vasco foi campeão nacional no Brasil
Além de tentar encerrar um jejum de 14 anos sem conquistas relevantes, a maioria do elenco titular do Vasco busca o primeiro título nacional no Brasil. Dos 11 jogadores que devem iniciar a final da Copa do Brasil, apenas o goleiro Léo Jardim e o meia Philippe Coutinho já conquistaram taças no país.
O arqueiro foi campeão da própria Copa do Brasil em 2016 porque fazia parte do elenco do Grêmio. Naquela edição, ele atuou por 23 minutos diante do Palmeiras, após lesão de Bruno Grassi.
Do restante da equipe, do lateral Paulo Henrique ao atacante Rayan, nenhum deles foram campeões nacionais no Brasil. No banco de reservas aparecem atletas que já conquistaram grandes títulos.
Coutinho possui as conquistas do Campeonato Alemão, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões. Pelo Vasco, estava no elenco que venceu a Série B do Campeonato Brasileiro. O torneio não é considerado um dos grandes títulos da galeria cruzmaltina.
Jogadores do banco ostentam títulos
Se não estivesse lesionado, o volante Jair, que ostenta títulos nacionais, teria chances de ser titular. Pelo Atlético, em 2021, conquistou a Série A do Brasileiro e a própria Copa do Brasil, além da Supercopa do Brasil no ano seguinte.
No banco, Tchê Tchê é sem dúvidas o jogador com mais conquistas no Brasil. O camisa 3 venceu o Brasileiro por Atlético, Botafogo e Palmeiras - duas vezes - além de Copa do Brasil e Supercopa com o Galo.
Pelo Flamengo, Hugo Moura venceu o Brasileiro e a Supercopa, enquanto Matheus França a Copa do Brasil. David também foi campeão do torneio com as camisas do Cruzeiro e São Paulo.
Fora do Brasil, Carlos Cuesta foi campeão turco com o Galatasaray-TUR, Robert Renan ganhou duas Ligas da Rússia no Zenit-RUS, enquanto Andrés Gómez venceu a Taça da Colômbia no Millonários. Vegetti foi campeão da Segunda Divisão da Argentina pelo Belgrano.
O Vasco começa a decidir a Copa do Brasil já na quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), diante do Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo. A volta é no dia 21 no Maracanã, às 18h30 (de Brasília).
Fonte: Itatiaia