Futebol

Antes criticado, setor defensivo passou a ser fundamental na Série B

No teste inicial, vitória (1 a 0) sobre o Sampaio Corrêa, terceiro colocado. Time pega vice-líder e líder nas duas próximas rodadas da Série B. 

Definitivamente o Vasco ainda está longe de dar espetáculo. Mas não há como negar que anda evoluindo. Depois de um começo instável e repleto de tropeços, o time engatou duas vitórias consecutivas pela primeira vez nesta Série B. No primeiro desafio contra um dos líderes do campeonato, a vitória por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa deixou a equipe próxima do G-4 antes dos duelos contra Coritiba e Náutico, segundo e primeiro colocados na tabela, respectivamente. Nas duas próximas rodadas, o Cruz-Maltino terá a oportunidade de provar para si mesmo e os demais que tem condições de ser protagonista na competição. Mas não obrigatoriamente com a bola.

Bastante criticado no começo da temporada, o sistema defensivo se comportou muito bem e soube sofrer, segurando a pressão do time maranhense até o fim – já havia sido assim nos triunfos diante de Brusque, CRB e Confiança, sempre em São Januário. Ernando, um dos maiores alvos de reclamações, parece ter encontrado o seu melhor futebol atuando ao lado do capitão Leandro Castan, que voltou a atuar em alto nível. O setor chegou a dois jogos sem sofrer gols, marca inédita em 2021.

É verdade que o novo comportamento tático adotado pelo técnico Marcelo Cabo ajuda a retaguarda vascaína. Ao “dar a bola” para o adversário, a equipe alterna entre se defender com duas linhas de cinco ou com duas de quatro e outra de dois, com os 11 jogadores atrás da bola na tentativa de roubá-la e explorar o contra-ataque. Assim, o setor defensivo fica mais seguro ao fechar bem os espaços, mesmo sofrendo investidas na maior parte do tempo.

Para que a estratégia funcione, porém, o Vasco precisou crescer no aspecto físico. Prova disso é que seu principal jogador não fica mais “ilhado” na área como nas primeiras rodadas. O novo estilo de jogo faz com que Germán Cano se posicione na intermediária defensiva na espreita para dar o bote.

Ao cortar passe errado da zaga, nota a passagem de Léo Matos para tocar no lateral e partir para a área, onde conclui com alguma liberdade, sempre bem posicionado. Foi exatamente este o enredo do gol logo no primeiro minuto da vitória de sexta-feira (9). Quando não é o argentino quem recupera a bola, ele se desloca por trás do marcador e é o primeiro a estar na área para finalizar. Em contra-ataque na mesma partida, o artilheiro quase fez um golaço.

No meio, Galarza e MT, ao recuperarem a bola, conseguem acelerar o jogo sempre observando os posicionamentos de Marquinhos Gabriel, mais centralizado, e Gabriel Pec, pela direita. Quando os homens de meio e de frente cansaram no segundo tempo, e o Vasco ficou sem saída de bola nos contra-ataques, coube ao setor defensivo, com a ajuda dos laterais, esbanjar segurança. Já havia sido assim no confronto diante do Goiás, no qual o Cruz-Maltino atuou com um a menos durante praticamente todo o jogo, e sofreu o gol da derrota após rebote da trave em um chute de longa distância.

Embalado pelas atuações recentes, o Vasco sabe que precisará aproveitar os duelos contra Coritiba e Náutico, concorrentes diretos, para entrar finalmente na zona de classificação para a elite nacional.

Fonte: Jogada 10