Imprensa

ANJ critica ameaças de torcidas organizadas do Vasco a repórteres

Em nota oficial nesta terça-feira, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta \"extrema preocupação\" com as ameaças que vêm sendo feitas por integrantes de torcidas organizadas do Vasco contra profissionais de imprensa que fazem a cobertura jornalística do clube de São Januário diariamente.

O comunicado destaca sobretudo o diário Lance!, que está proibido há vários meses de entrar no clube pelo seu presidente interino Eurico Miranda.

Em contato por telefone, Ricardo Vasconscellos, assessor do presidente Eurico Miranda, negou qualquer tipo de ameaça por parte dos torcedores vascaínos. \"Aqui dentro é humanamente impossível, se o clube permitir algo desse tipo a jornalistas, um dia as ameaças voltam-se para nós do clube\".

Leia a nota à imprensa na íntegra:

\"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta extrema preocupação com as ameaças que vêm sendo feitas por integrantes de torcidas organizadas de futebol do clube Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, contra profissionais de imprensa, sobretudo do diário Lance! A ANJ lamenta a omissão dos dirigentes do clube diante dessas ameaças e apela para que assegurem a integridade física dos profissionais encarregados da cobertura de futebol no Vasco da Gama.

Proibidos há vários meses de entrar no clube pelo seu presidente interino, Eurico Miranda, os profissionais do Lance! têm trabalhado nas dependências do Vasco por força de uma liminar. Mais recentemente, o dirigente proibiu técnico, funcionários e jogadores de concederem entrevista aos repórteres do jornal. Agora, integrantes de torcidas organizadas ameaçam fisicamente profissionais do Lance! e de outros veículos de comunicação.

A ANJ se solidariza ao Lance! e demais veículos de comunicação, e especialmente aos profissionais alvos dessa intolerância. É inadmissível que dirigentes esportivos e torcedores ameacem de forma sistemática a liberdade de informação e o direito dos jornalistas de exercerem sua profissão. São valores maiores da civilidade e da democracia.

A ANJ, por fim, alerta as autoridades de segurança publica do Rio de Janeiro para que tomem as devidas providências para garantir a integridade física dos jornalistas encarregados da cobertura de futebol do Vasco da Gama
.\"

Fonte: Último Segundo