Futebol

Angelina, responsável pelo museu do Vasco, quer a Taça Guanabara

Enquanto os jogadores do Vasco treinam para superar o Botafogo e levantar o troféu da Taça Guanabara neste domingo, uma torcedora apaixonada também se esforça para cuidar dos outros títulos que o clube coleciona. Há 34 anos, as glórias conquistadas pelo Gigante da Colina recebem a atenção de dona Angelina, responsável pelo museu do Vasco. O amor pelas taças é tanto que ela as considera como membros da família.

- Sabe qual é o nome dessas taças? Minhas filhas, minhas meninas. É assim que trato elas, converso com elas - disse dona Angelina.

Para ela, não importa se é de estadual, brasileiro ou Libertadores. Todas são cuidadosamente manuseadas e recebem o mesmo carinho. Dentre as várias taças já conquistadas, ela lembra o \"nascimento\" de cada uma, como o título do Torneio Cidade de Sevilha e o Troféu Festa D\"Elx, ambas conquistadas na Espanha, em 1979.

- Cheguei aqui no Vasco em janeiro, em agosto o clube ganhou essas duas taças.
Dona Angelina cuida de \"filhas\" de todos os tamanhos e a possível chegada de mais uma deixa seu coração acelerado. Depois da decisão de domingo, ela espera ver a sala de troféus ainda mais cheia, apesar de saber que essa missão não é tão simples. Em nove finais, oito foram vencidas pelo Botafogo. A única conquista vascaína foi a primeira Taça Guanabara da história, em 1965. Além disso, o Vasco não chega a uma decisão de estadual desde 2005. Nas últimas três finais de turno, até conseguiu chegar a final, mas perdeu o título para o Fluminense.

Neste domingo, dona Angelina ficará na torcida para que mais uma \"filha\" chegue na coleção do Vasco. O SporTV transmite a decisão da Taça Guanabara entre Vasco e Botafogo, ao vivo, a partir das 16h (de Brasília).

Fonte: SPORTV