Futebol

Andrey tentará quebrar marca negativa de jovens brasileiros no Chelsea

Neste domingo (7), o Chelsea visita o Manchester City, às 13h30 (de Brasília), pela FA Cup, em partida com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Fazendo campanha ruim na Premier League, os Blues tratam a partida como extremamente importante para dar a volta por cima e espantar a crise.

Visando a recuperação em 2022/23, o time de Londres foi ao mercado nesta janela de transferências e, no último sábado (7), apresentou de forma oficial um de seus reforços para a sequência do ano: o volante brasileiro Andrey Santos, ex-Vasco da Gama.

Ainda não se sabe quando o jovem meio-campista, de apenas 18 anos, estará pronto para atuar pela equipe de Graham Potter. No entanto, segundo um dos maiores ídolos vascaínos, ele tem enorme capacidade para brilhar no futebol inglês.

Em entrevista ao podcast "Resenha Loading", Juninho Pernambucano chamou Andrey de "monstro" e inclusive disse que o volante será "muito melhor" do que ele na Europa.

"É difícil encontrar um jogador aos 18 anos tão pronto como ele. Fisicamente ele é um monstro. Sem a bola, a participação dele é total. Eu queria ver até o GPS dele, porque ele não para. E tecnicamente ele é muito acima dos outros", apontou.

"Ele não vai ser melhor do que eu... Ele vai ser muito melhor do que eu! É um jogador muito mais completo. Com 18 anos eu não jogava a metade do que ele joga, não tenho vergonha nenhuma de dizer isso", completou.

Para se firmar no Chelsea, porém, Andrey Santos terá que lutar contra um histórico ruim de jovens brasileiros que chegaram a Stamford Bridge nos últimos anos.

Desde que passou a olhar com mais atenção para o mercado brasileiro, os Blues investiram boas quantias em jovens "brazucas". No entanto, os reforços pouco jogaram pela equipe londrina. Em alguns casos, sequer chegaram a atuar pelo profissional.

Relembre os principais casos:

Kenedy

Comprado por 6 milhões de euros do Fluminense, em 2015, foi emprestado em sequência pelo Chelsea, passando por times como Watford, Newcastle, Getafe, Granada e até mesmo Flamengo.

Até fez 30 partidas pelo elenco profissional dos Blues, mas nunca conseguiu se firmar em Stamford Bridge.

Deixou o Chelsea ao final da última temporada e atualmente defende o Valladolid, da Espanha.

Nathan

Comprado por 3 milhões de euros do Athletico-PR, em 2015, nunca fez uma partida sequer pelo profissional do Chelsea.

Foi repassado em seguidos empréstimos a clubes como Vitesse, Amiens, Belenenses e Atlético-MG. Depois, foi em definitivo para o Galo.

Disputou a última temporada pelo Fluminense e, atualmente, ainda busca a definição de qual clube irá defender em 2023.

Wallace Oliveira

Comprado por 2 milhões de euros do Fluminense, em 2013, foi mais um a nunca jogar pelo elenco adulto do Chelsea.

Depois de sua contratação, foi emprestado para Inter de Milão, Vitesse, Carpi e Grêmio. Depois, foi usado na equipe reserva dos Blues.

Com o fim de seu contrato em Londres, atuou por Figueirense e Democrata-MG nos últimos anos. Atualmente, defende o pequeno Sampaio Corrêa-RJ, aos 28 anos.

Lucas Piazon

Comprado por 7,5 milhões de euros do São Paulo, em 2012, até conseguiu entrar em campo pelo profissional do Chelsea.

Ao todo, fez três partidas pelos Blues, somando duas assistências e 161 minutos em campo.

Foi emprestado diversas vezes (Málaga, Vitesse, Eintracht Frankfurt, Reading, Fulham, Chievo e Rio Ave) até sair para o Braga em definitivo. Atualmente, joga pelo Botafogo emprestado pela equipe portuguesa.

Fonte: ESPN