Andrey Santos aparece na lista da ESPN de melhores jogadores sub-21 do mundo
Os jogadores apontados como os melhores do mundo estão ficando cada vez mais jovens. É finalmente a hora de coroar os sucessores de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo?
A ESPN elenca em 2023, pelo quinto ano seguido, uma lista de estrelas do futebol com 21 anos ou menos.
Erling Haaland, líder do último ranking, não aparecerá agora por já ter completado 22 anos. Isso se aplica também a outros jovens astros que figuraram antes, como Phil Foden, Vinicius Jr. e Alphonso Davies, que estouraram o limite de idade.
Muitos da safra 2023 já deixaram sua marca nos grandes palcos. Mas quem já fez o suficiente para conseguir lugar na lista? Quais são as suas qualidades particulares e como podem ficar ainda melhores?
Compilando a lista pelo quarto ano consecutivo está Tor-Kristian Karlsen, que trabalhou como olheiro e executivo em clubes de toda a Europa, incluindo Monaco, Zenit e Watford.
Conteúdo oferecido por Betfair.net, Motorona Edge, Claro, Ford e Eno
Por que 39?
39 funcionou bem nos últimos dois anos e, de uma longa lista inicial de 100 jogadores, os que estão aqui são os que melhor satisfizeram os principais critérios:
- aparições no mais alto nível;
- desempenho consistente por um período prolongado;
- potencial para desenvolver como atleta de elite;
Que tipos de pesquisa foram realizadas?
Foram utilizadas uma lista de profissionais composta por olheiros e diretores esportivos de vários clubes europeus importantes antes de decidir sobre a classificação final, bem como algumas plataformas de scout online.
A preferência pessoal também desempenhou um papel.
Existe uma razão para jogadores de ataque dominarem a lista?
Em geral, atacantes jogam mais cedo do que os defensores, que tendem a precisar de mais tempo para desenvolver consciência tática, posicionamento e compreensão do jogo.
Isso fala muito sobre a variedade de talentos ofensivos que jogadores como Benjamin Sesko, do RB Leipzig, Folarin Balogun, do Arsenal, Wilfried Gnonto, do Leeds United, Anthony Gordon, do Newcastle, e o prodígio Endrick, do Palmeiras, que não foram selecionados.
Outros critérios
- Os jogadores incluídos devem ter 21 anos ou menos em 1º de abril;
- Os valores das transferências são retirados do Transfermarkt;
- As posições são: goleiro, lateral-esquerdo, lateral-direito, zagueiro central, meio-campo defensivo, meio-campo central, meio-campo ofensivo, centroavante e atacante;
Quais são os três melhores jogadores sub-21 do mundo?
1. Jude Bellingham
Clube/país: Borussia Dortmund/Inglaterra
Idade: 19
Valor estimado da transferência: 120 milhões de euros
Depois de um desenvolvimento excepcional pelo Borussia Dortmund e pela Inglaterra durante 2022, Bellingham não é mais um talento promissor: ele agora é uma realidade, um jogador de elite e que pode ser a estrela de um time.
O jovem meio-campista está no radar dos maiores clubes da Europa, como Liverpool, Manchester City e Real Madrid. A corrida para contratá-lo em uma possível transferência de 150 milhões de euros será uma das principais histórias a serem observadas no mercado da bola. A joia da Inglaterra apresenta uma variedade excepcional de atributos físicos, técnicos e mentais e, como um legítimo box-to-box, é um talento geracional.
Pontos fortes: Por onde posso começar? Dotado de capacidade atlética, resistência e controle preciso, Bellingham é excelente com a bola (quase três progressões e seis dribles a cada 90 minutos) e tem uma visão impressionante. Mesmo partindo de posições mais defensivas, ele distribui o jogo e escolhe as rotas de ataque para seus companheiros.
Como visto na Copa do Mundo com a Inglaterra, Bellingham é forte no jogo aéreo e, ao chegar na área, mostra compostura na frente do gol. Apesar de todo o domínio técnico e tático, pode-se (erroneamente) esquecer que também é meticuloso e proficiente em seu jogo defensivo.
De impressionantes 19 disputas de bola a cada 90 minutos na Bundesliga, ele ostenta uma efetividade de 55%.
Como pode melhorar: embora isso diga muito sobre sua confiança e vontade de assumir responsabilidades, sua inclinação a fazer muitos chutes a gol faz com que sua precisão seja um pouco baixa (39%).
2. Pedri
Clube/país: Barcelona/Espanha
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 110 milhões de euros
Indispensável para o Barcelona e para a Espanha, o talentoso meio-campista construiu sua reputação nas alturas com uma excelente temporada 2022/23.
Pedri se destacou pela Espanha durante a Copa do Mundo e confirmou seu status como um dos melhores meio-campistas do mundo, independentemente da idade ou função. A influência no Barcelona também cresceu sob o comando de Xavi. Assim como na temporada passada, no entanto, as lesões têm sido um fator perturbador.
Pontos fortes: Apesar de ter o perfil de um meia-atacante completo, o astro ex-Las Palmas tem uma habilidade incrível recebendo e distribuindo a bola. Além de seu alcance de passe (instintivo, penetrante, precisando de poucos toques e na meia volta), tem uma consciência extraordinária para acertar o espaço com consistência.
Indiscutivelmente melhor em um papel de meio-campista, Pedri funciona no ataque com seu ritmo. Ele exige a bola nas áreas mais vantajosas antes de passá-la com precisão para um companheiro de equipe. Fora da bola, sua excepcional consciência espacial e tempo de corrida o levam a finalizar os ataques com um toque ou combinações rápidas para criar uma chance.
O que torna Pedri ainda mais especial é que ele é um jogador de equipe: pressiona com empenho e recupera a bola três vezes por jogo, em média.
Como pode melhorar: Performando consistentemente no mais alto nível daquilo que se pode esperar de um jovem de 20 anos. Tem uma margem de melhora para tornar-se ainda mais robusto em duelos físicos.
3. Bukayo Saka
Clube/país: Arsenal/Inglaterra
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 110 milhões de euros
O principal catalisador criativo por trás da campanha do Arsenal pelo título da Premier League nesta temporada, Bukayo Saka, que era lateral-esquerdo de origem, se tornou um dos melhores pontas pela direita do futebol.
Ele atingiu dois dígitos em gols e assistências ao mesmo tempo em que provou ser uma presença fundamental para a Inglaterra na Copa do Mundo com sua habilidade de causar impacto no mais alto nível.
Pontos fortes: Saka prospera quando encontra espaço amplo à direita, pois seu bom comando de qualquer pé lhe dá a opção de prosseguir em alta velocidade para uma tabela rápida ou avançar do lado de fora do marcador para fazer um cruzamento.
Adepto de pegar a bola em movimento e carregá-la com velocidade, Saka aumentou a intensidade dos ataques do Arsenal e atrapalha a organização defensiva do adversário.
Ele melhorou todas as partes de seu jogo no último ano, com os aspectos técnicos e táticos sendo os mais óbvios. Nesta temporada, aperfeiçoou significativamente sua técnica de chute, enquanto sua compreensão do espaço o levou a tirar vantagem de cruzamentos rasteiros na segunda trave.
Como pode melhorar: Há momentos em que falha e não consegue impor-se num jogo. É algo que, para ser justo, não é incomum para um jogador tão jovem. Saka pode melhorar suas contribuições defensivas, mas já está vencendo mais divididas em todas as áreas do campo e mostrando mais atenção às suas tarefas mais urgentes sem a bola.
Quais são os melhores brasileiros sub-21 do mundo?
7. Gabriel Martinelli
Clube/país: Arsenal/Brasil
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 70 milhões de euros
O brasileiro não apenas contribuiu muito para a espetacular temporada do Arsenal na Premier League, como também foi um dos jogadores que mais evoluiu no futebol europeu. Ajudado por mais fluência no ataque da equipe e jogadores ‘compatíveis’ ao seu redor, a confiança de Martinelli disparou e ele evoluiu nos lados mais difíceis de seu jogo.
Pontos fortes: Com seu ritmo explosivo, excelente equilíbrio e movimentação imprevisível, Martinelli representa uma ameaça constante para defesas adversárias. Ao longo do ano, ele aprimorou as habilidades, adicionando outro nível de precisão que o levou a fazer uma média de 1,33 passes decisivos a cada 90 minutos.
Com base em seus 13 gols na Premier League na ala esquerda, ele possui um excelente timing e valorização do espaço. Sua intensidade sempre presente ajuda na pressão, e seu empenho e vontade de aprender são altos.
Como pode melhorar: Martinelli poderia melhorar a precisão de passes curtos, tabelas e seus lançamentos. Há também a melhoria quando perde a criatividade de frente para os zagueiros.
20. Andrey Santos
Clube/país: Chelsea (Vasco)/ Brasil
Idade: 18
Valor estimado da transferência: 12 milhões de euros
O Santos foi contratado pelo Chelsea por 12 milhões de euros após se destacar pelo Vasco, na Série B em 2022. No entanto, quaisquer dúvidas sobre sua qualidade foram rapidamente dissipadas quando o meio-campista foi o capitão do Brasil durante o Sul-Americano Sub-20, terminando como artilheiro ao marcar seis gols.
Andrey teria seguido para o Chelsea nesta temporada, mas, por causa das restrições de permissão de trabalho, teve que retornar ao seu antigo clube por empréstimo antes de poder jogar na Inglaterra.
Pontos fortes: Com grande disposição, força e altos níveis de habilidade técnica, o jovem de 18 anos pode ser implantado com sucesso como meio-campista defensivo ou ‘box-to-box’.
Na verdade, seu estilo vigoroso o torna mais adequado para este último, pois é brilhante em avançar com a bola e ritmar suas corridas para a área. A maioria de seus gols se origina de pegar rebotes e ler onde a bola cairá no terço final.
Como pode melhorar: A intensidade da Premier League significa que terá menos tempo com a bola. Andrey também precisará se adaptar ao estilo mais físico.
Quem completa a lista de melhores jogadores sub-21 do mundo?
4. Jamal Musiala
Clube/país: Bayern de Munique/Alemanha
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 110 milhões de euros
5. Gavi
Clube/país: Barcelona/Espanha
Idade: 18
Valor estimado da transferência: 90 milhões de euros
6. Eduardo Camavinga
Clube/país: Real Madrid/França
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 60 milhões de euros
8. Florian Wirtz
Clube/país: Bayer Leverkusen/Alemanha
Idade: 19
Valor estimado da transferência: 85 milhões de euros
9. Josko Gvardiol
Clube/país: RB Leipzig/Croácia
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 75 milhões de euros
10. Moises Caicedo
Clube/país: Brighton/Equador
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 55 milhões de euros
11. Alejandro Balde
Clube/país: Barcelona/Espanha
Idade: 19
Valor estimado da transferência: 15 milhões de euros
12. Ansu Fati
Clube/país: Barcelona/Espanha
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 50 milhões de euros
13. Jurrien Timber
Clube/país: Ajax/Holanda
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 42 milhões de euros
14. Nuno Mendes
Clube/país: Paris Saint-Germain/Portugal
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 60 milhões de euros
15. Gonçalo Ramos
Clube/país: Benfica/Portugal
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 60 milhões de euros
16. Benoit Badiashile
Clube/país: Chelsea/França
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 40 milhões de euros
17. Nico Williams
Clube/país: Athletic Bilbao/Espanha
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
18. Rasmus Hojlund
Clube/país: Atalanta/Dinamarca
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 15 milhões de euros
19. Piero Hincapie
Clube/país: Bayer Leverkusen/Equador
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
21. Romeo Lavia
Clube/país: Southampton/Bélgica
Idade: 19
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
22. Ryan Gravenberch
Clube/país: Bayern de Munique/Holanda
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 30 milhões de euros
23. Alejandro Garnacho
Clube/país: Manchester United/ Argentina
Idade: 18
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
24. Gabri Veiga
Clube/país: Celta Vigo/Espanha
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 40 milhões de euros
25. Amadou Onana
Clube/país: Everton/Bélgica
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 42 milhões de euros
26. Xavi Simons
Clube/país: PSV Eindhoven/Holanda
Idade: 19
Valor estimado da transferência: 30 milhões de euros
27. Jacob Ramsey
Clube/país: Aston Villa/Inglaterra
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 32 milhões de euros
28. Malick Thiaw
Clube/país: Milan/Alemanha
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 6 milhões de euros
29. Youssoufa Moukoko
Clube/país: Borussia Dortmund/Alemanha
Idade: 18
Valor estimado da transferência: 30 milhões de euros
30. Rico Lewis
Clube/país: Manchester City/Inglaterra
Idade: 18
Valor estimado da transferência: 10 milhões de euros
31. Yeremy Pino
Clube/país: Villarreal/Espanha
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 38 milhões de euros
32. Karim Adeyemi
Clube/país: Borussia Dortmund/Alemanha
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 35 milhões de euros
33. Brennan Johnson
Clube/país: Nottingham Forest/País de Gales
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 30 milhões de euros
34. Rayan Cherki
Clube/país: Lyon/França
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 18 milhões de euros
35. Yunus Musah
Clube/país: Valencia/Estados Unidos
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
36. Harvey Elliott
Clube/país: Liverpool/Inglaterra
Idade: 19
Valor estimado da transferência: 35 milhões de euros
37. Kouadio Kone
Clube/país: Borussia Monchengladbach/França
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
38. Giovanni Reyna
Clube/país: Borussia Dortmund/Estados Unidos
Idade: 20
Valor estimado da transferência: 35 milhões de euros
39. Manuel Ugarte
Clube/País: Sporting-POR/Uruguai
Idade: 21
Valor estimado da transferência: 25 milhões de euros
Fonte: ESPNMais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 0 Respeito! Felipe comandou o treino mesmo após o falecimento do seu irmão TOP
- 2 RTI: Desentendimento com Vegetti minou o trabalho de Rafael Paiva TOP