Futebol

André Luiz recorda duelos com Payet na França

No ano passado, quando fazia uma visita a um amigo que trabalhava no Vasco, André Luiz foi surpreendido por um chamado no momento em que deixava o CT Moacyr Barbosa: "Monsieur André?". A voz foi prontamente reconhecida pelo ex-zagueiro brasileiro, que atuou por mais de sete anos na França, onde enfrentou Payet em várias oportunidades.

- Muito talento, muito bom jogador, tem um poder de finalização espetacular. Não podia dar oportunidade dele finalizar da entrada da área. Tira bem do goleiro, sempre com jeito, nunca com força. Muita qualidade no passe. Jogador quase perfeito, não era muito veloz, mas um finalizador muito bom. Não podia dar espaço nem deixá-lo girar para o gol - recorda André Luiz ao ge.

Payet lesionou o joelho em treino do Vasco e está fora da estreia do time no Brasileirão, contra o Grêmio. A previsão de recuperação é de até quatro semanas.

Depois de 10 anos da última vez em que se viram, Payet não titubeou ao reencontrar André Luiz no Rio de Janeiro. Em poucos minutos de conversa, lembraram dos tempos de França, e o camisa 10 revelou estar feliz no Brasil e bem adaptado ao Vasco.

- Achei muito legal um jogador do calibre do Payet no Brasil. Valoriza o nosso campeonato. Não é qualquer jogador, tem muito para dar ao futebol brasileiro ainda. Tem adaptação, e isso não é rápido e simples. Acho que ele vai fazer um grande ano.

André Luiz defendeu o Nancy de julho de 2005 até janeiro de 2013. Quando o brasileiro chegou à Europa, Dimitri Payet desabrochava na França. No período em que o zagueiro esteve lá, o meia jogou por três clubes - ainda não havia chegado ao Olympique de Marselha, onde virou ídolo.

Os dois se enfrentaram em 13 oportunidades, com Payet levando a melhor e vencendo cinco vezes. André Luiz derrotou o atleta do Vasco em duas partidas. Seis confrontos terminaram empatados. O francês marcou quatro gols contra o brasileiro.

André Luiz x Payet:

  • 21/10/2006: Nancy 1x0 Nantes
  • 10/03/2007: Nantes 2x1 Nancy
  • 01/09/2007: Nancy 2x0 Saint-Étienne
  • 16/02/2008: Saint-Étienne 2x0 Nancy
  • 30/11/2008: Nancy 1x2 Saint-Étienne
  • 02/05/2009: Saint-Étienne 0x0 Nancy
  • 07/11/2009: Nancy 0x1 Saint-Étienne (gol de Payet)
  • 20/03/2010: Saint-Étienne 0x0 Nancy
  • 27/11/2010: Nancy 1x1 Saint-Étienne
  • 16/04/2011: Saint-Étienne 2x1 Nancy (dois gols de Payet)
  • 06/08/2011: Nancy 1x1 Lille
  • 17/08/2012: Lille 1x1 Nancy
  • 12/01/2013: Nancy 2x2 Lille (um gol de Payet)

O último jogo entre os dois foi sem dúvidas o mais especial para André Luiz. O empate em 2 a 2 entre Nancy e Lille, no dia 12 de janeiro de 2013, marcou a despedida do brasileiro do clube francês (veja no vídeo acima). Payet, que tentou atrapalhar a festa, assistiu ao Stade Marcel Picot ovacionar o zagueiro ao fim da partida.

- Ele pegou a bola na entrada da área e, com muita classe, fez um golaço de fora da área. Mas não atrapalhou porque a festa já estava pronta, e a gente conseguiu empatar no final. Mas o Payet era sempre um jogador muito diferenciado, em qualquer jogo contra ele se destacava.

Quase jogador do Vasco

O Nancy foi o clube que André mais defendeu na carreira. Capitão do time nas suas últimas duas temporadas na Europa, o ex-zagueiro está entre os cinco jogadores com mais jogos pela equipe na Primeira Divisão do país. Está também na lista dos dez atletas brasileiros com mais partidas na elite francesa.

Ele deixou a França a contragosto dos torcedores do Nancy. Na época, seu pai estava doente no Brasil, e o clube passava por maus bocados no campeonato. Ele aproveitou o momento para fazer um acordo com a diretoria e voltar ao seu país para ficar mais perto da família.

Antes do Nancy, no Brasil, André Luiz passou na base do Cruzeiro e jogou por clubes menores, como Tupi e Ipatinga, até chegar ao Atlético-MG em 2003. O que seria um contrato curto, de três meses, foi estendido para três anos.

Depois de não entrar em campo no início do Campeonato Mineiro, o zagueiro, por necessidade do técnico Celso Roth, saiu do fim da fila para enfrentar o Cruzeiro. Marcou um dos gols da derrota do Galo por 4 a 2 e teve o vínculo renovado dias depois. Em 2005, foi para a França.

Na volta ao país natal, André tinha um acordo apalavrado para jogar no Vitória, mas o clube voltou atrás nas condições oferecidas. O zagueiro então recebeu duas propostas: uma do Vasco e outra do Palmeiras. Na ocasião, em 2013, ele escolheu o clube paulista, que disputaria a Série B.

- O Palmeiras estava muito organizado, com o Paulo Nobre, foi tudo muito certinho. Na época liguei para um amigo que estava no Vasco, e ele disse que o clube não estava tão bem - conclui André.

Depois de 28 jogos, um gol e uma assistência pelo Palmeiras, André Luiz se aposentou no fim de 2013. Hoje, o ex-zagueiro mora em São João del-Rei, interior de Minas Gerais. Ele atuou como gerente da base do Social Futebol Clube, equipe amadora da cidade. Foi o responsável por captar e depois negociar o atacante John Kennedy com o Fluminense.

Fonte: ge