Futebol

Anderson Martins, Dedé e o resgate do sistema defensivo vascaíno

\"Anderson


Uns preferem Dedé, outros preferem Anderson Martins, mas não existe um só torcedor que não tenha confiança na atual dupla de zagueiros do Vasco da Gama. Se um se destaca pela técnica e ótima saída de jogo, o outro tem como suas maiores características a força e a bola aérea.

Se um já está consolidado no futebol brasileiro e possui um lugar especial no coração de cada um dos vascaínos, o outro segue pelo mesmo caminho e tem tudo para num futuro próximo receber prêmios de melhor zagueiro do país.

Amigos fora de campo, Dedé e Anderson Martins conseguiram resolver o grave problema do sistema defensivo do clube cruzmaltino. Durante anos, o Vasco sofreu com atletas sem qualidade e que atrapalhavam o desempenho do time em competições importantes com erros infantis. Nesse grupo podemos incluir os seguintes defensores: Jorge Luiz, Julio Santos, Vergara, Alemão, Vilson, André, Eduardo Luis, Ciro, Éder, Emiliano Dudar, Titi, Gustavo, Thiago Martinelli, Fernando e Cesinha.

Em 2011, graças ao ótimo desempenho da dupla, o Gigante da Colina conseguiu segurar a pressão dos adversários em momentos decisivos, conquistou a Copa do Brasil e garantiu uma vaga na Taça Libertadores da América, competição que o cruzmaltino não disputa desde 2001. Curiosamente, foi a partir daí, com o desmanche da grande geração vascaína, que o os torcedores passaram a ter pesadelos com o sistema defensivo.

A boa fase da dupla vem despertando o interesse de vários clubes do futebol europeu. Dedé, por enquanto, é o maior alvo, até pelo fato de ter sido eleito o melhor zagueiro do Brasil em 2010. Mas, se engana quem pensa que Anderson também não é cobiçado, pois recentemente o Benfica revelou ter interesse no camisa 25.

Especulações à parte, o fato é que hoje o Vasco da Gama tem dois zagueiros de altissimo nível, uma dupla que para muitos é a melhor do Brasil.

Por: Carlos Gregório Júnior

Fonte: -