Futebol

Analista de arbitragem fala sobre lance de Vasco x Palmeiras

O Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 e segue firme na briga pelo título do Brasileirão. Porém, a partida deste domingo (22) disputada no Mané Garrincha, em Brasília, foi marcada por um lance bastante polêmico.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Ainda no início do segundo tempo, o vascaíno Emerson Rodríguez tentou o cruzamento da direita. A bola tocou no braço de Vanderlan dentro da área. Inicialmente, o árbitro Rafael Rodrigo Klein assinala falta fora da área. Depois de ser chamado ao VAR, ele muda de ideia e decide cancelar a marcação, considerando que o defensor palmeirense estava com o braço junto ao corpo.

A decisão foi bastante reclamada pelo time e também torcedores do Vasco, mas, de acordo com Renata Ruel, analista de arbitragem dos canais Disney, a decisão da arbitragem foi correta.

"O lance da falta para o Vasco, que poderia ser pênalti, o VAR chama e ele não marca nem falta e nem pênalti. A dinâmica da arbitragem foi correta. Foi marcada uma falta no campo de forma equivocada, fora da área. O VAR checou e entendeu que não houve a falta, que não foi uma mão deliberada. Só que se o árbitro marca a falta, o lance ocorreu dentro da área. Dessa forma, deveria, entre aspas, ser marcada uma penalidade. Se fosse questão de dentro ou fora da área, seria um lance factual, onde o VAR só iria dizer para o árbitro que não foi fora, foi dentro, marca a penalidade. Quando o VAR olha o lance e percebe que não há uma infração, que a mão está junto ao corpo, ele chama o árbitro, porque o árbitro precisa rever o lance justamente para definir se é falta ou não, se ele mantém a falta é dentro da área, e se ele não mantém a falta, ele anula a jogada e reinicia o jogo com bola ao chão. Para mim não houve a infração e a decisão foi correta. Não falta e bola ao chão."

Depois do lance, o Vasco até tentou pressionar, mas não conseguiu marcar e o placar ficou mesmo em 1 a 0. 5ª vitória seguida do Palmeiras, 2º colocado e com apenas três pontos a menos que o Botafogo.

Próximos jogos do Vasco

  • Cruzeiro (F) - 29/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
  • Atlético-MG (F) - 02/10, horário a definir - Copa do Brasil
  • Juventude (C) - 05/10, 21h (de Brasília) - Brasileirão

Próximos jogos do Palmeiras

  • Atlético-MG (C) - 28/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
  • Red Bull Bragantino (F) - 05/10, 16h30 (de Brasília) - Brasileirão
  • Juventude (F) - 19/10, horário a definir - Brasileirão

Fonte: ESPN