Futebol

Análises de Fábio Gomes, Bruno Tubarão e Gustavo Maia

Posição mais carente do Vasco no primeiro semestre de 2022, o ataque ganhou quatro reforços nesta janela de transferências. O primeiro, Alex Teixeira, é velho conhecido da torcida vascaína e já até fez sua estreia pelo clube, na última rodada, diante da Chapecoense. Mas como os outros três nomes para o setor podem ajudar na reta final da Série B?

Fábio Gomes e Bruno Tubarão já foram apresentados pelo Vasco e, inclusive, viajaram para Campinas para o jogo desta terça-feira, às 20h30, contra a Ponte Preta. Gustavo Maia ainda é aguardado no Rio de Janeiro e não foi anunciado pelo clube, que dá o acerto como certo.

São jogadores que buscam reconquistar seu espaço e chegam com status de aposta, como aconteceu com a maior parte dos reforços contratados pelo Vasco em 2022.

Fábio Gomes

Primeiro a ser apresentado, o centroavante Fábio Gomes veio por empréstimo do Atlético-MG, mas já havia sido alvo do Vasco quando ainda defendia o New York Red Bulls, dos Estados Unidos. No Galo, o atacante teve pouco espaço, não vingou e foi um "figurante" na temporada.

O jogador de 25 anos teve sua melhor temporada em 2019, no Oeste, com 18 gols em 39 jogos. No ano passado, na MLS, Fábio Gomes marcou sete gols e deu seis assistências em 31 partidas. Com 1,92m, o centroavante é bom na bola aérea, tem bom jogo de costas e é veloz. Além disso, tem mobilidade e sabe jogar fora da área.

- Eu sou um cara de área, alto, cabeceio bem, sou rápido por ser alto, isso me dá um apoio muito grande. Jogador tem que estar pronto pra tudo, se precisar de mim na terça eu vou estar à disposição. Conversei com Emílio, falei que vinha treinando, indo pros jogos do Atlético, se precisar de mim, eu estou pronto - disse Fábio Gomes em sua apresentação.

Veja abaixo o comentário de Fred Ribeiro, setorista do Atlético-MG no ge, sobre Fábio Gomes:

"Fábio Gomes teve uma missão indigesta no Atlético. Ser contratado para suprir a ausência de Hulk, principalmente nos jogos fora de casa no Campeonato Mineiro. Não deu conta. E vai muito além da sua capacidade técnica, ainda que tenha deixado impressões pouco chamativas nas (bem) raras chances de entrar em campo.

O jogador ocupou o perfil de "atacante grandalhão" que o Atlético não tinha, principalmente na saída de Diego Costa. Pouco mostrou de efetividade. Um gol aqui, uma assistência ali. Se o titular é Hulk, e o outro reserva (Eduardo Sasha) começa a fazer gols quando entra, sobrou para Fábio Gomes apenas um papel de mero figurante no elenco.

Ainda que, de forma até simbólica, tenha sido escalado como titular na importante partida diante do Cuiabá, a última de Antonio Mohamed no comando do Galo. Para sacramentar sua saída do Galo, Fábio Gomes quase não tocou na bola na Arena Pantanal e foi sacado para a entrada do estreante Alan Kardec, autor do gol alvinegro".

Bruno Tubarão

Apresentado na véspera da partida contra a Ponte Preta, Bruno Tubarão viajou para Campinas e está à disposição de Emílio Faro para o jogo desta terça. O atacante de 27 anos foi emprestado pelo RB Bragantino até o final da temporada, com opção de compra.

Tubarão é cria do futebol carioca e iniciou a carreira na Cabofriense, com passagens também pelo Sampaio Corrêa, de Saquarema. Depois foi emprestado ao Boa Esporte antes de chegar ao Bragantino em 2019, ano em que o time foi campeão da Série B.

É um jogador que tem o um contra um forte, tem força física, contribui na marcação e pode jogar pelas duas pontas, porém tem poucas participações em gols na carreira. Participou de bons momentos com o Bragantino, mas sofreu lesões sérias no tornozelo em 2021 e voltou a atuar só nesta temporada, com um gol e uma assistência em 24 jogos (10 como titular).

- Sou um jogador de lado de campo, jogo pelas duas beiradas, gosto de imprimir velocidade pelas pontas, consigo flutuar bem pelo meio também. Jogo mais pelas laterais, gosto de jogar pelos dois lados, chego para somar - destacou Bruno Tubarão em sua apresentação.

Veja abaixo o comentário de Danilo Sardinha, setorista do Bragantino no ge, sobre Bruno Tubarão:

"Bruno Tubarão foi um dos atletas que estavam no Red Bull Brasil e chegaram ao Bragantino quando a empresa assumiu o controle do clube de Bragança Paulista, em 2019. Participou da conquista do título do Campeonato Brasileiro da Série B, sendo titular em muitos jogos da campanha. No ano seguinte, seguiu sendo utilizado como titular em alguns jogos pelas pontas. A velocidade pelas beiradas, a boa desenvoltura no um contra um, foram trunfos do atacante na campanha da Série B e na temporada de 2020.

Em fevereiro de 2021, Bruno Tubarão sofreu uma fratura no tornozelo e precisou passar por cirurgia. Cinco meses depois, quando estava prestes a voltar, sofreu nova fratura no tornozelo. Não foi preciso outra cirurgia, mas ficou mais alguns meses afastado. O retorno aos jogos do Bragantino foi somente em novembro de 2021.

Nesta volta, Bruno Tubarão não conseguiu mais recuperar o espaço que tinha antes da fratura. Foi utilizado em alguns jogos por Maurício Barbieri, mas não conseguiu mais se firmar na equipe. Com isso, agora é emprestado pelo clube. É um jogador que já se destacou bem pela velocidade nas pontas, no um contra um, mas nos últimos tempos se mostrou pouco efetivo para criar jogadas e finalizar".

Gustavo Maia

Apesar de ainda não ter sido anunciado pelo Vasco, Gustavo Maia é aguardado no Rio de Janeiro nesta semana para finalizar as questões burocráticas da contratação. Mais novo entre os três reforços para o ataque, o jogador de 21 anos. O clube chegou a desistir de contratar o atacante, mas houve uma reviravolta para que o acerto acontecesse na semana passada.

O atacante foi contratado pelo Inter em agosto de 2021 como uma aposta para os lados do campo, mas não conseguiu emplacar sequência. A avaliação do atleta não foi positiva, e o Colorado já cogitava rescindir o contrato. O responsável pela contratação de Gustavo Maia foi Paulo Bracks, contratado para ser o diretor esportivo da SAF do Vasco. O dirigente definiu, em conjunto com o gerente de futebol Carlos Brazil, as contratações do clube nesta janela.

No Sul, a última vez do jogador em campo foi em 23 de março. Na atual temporada, o jovem foi relacionado para sete jogos e atuou em três, sendo apenas um como titular. Não marcou gols nem deu assistências. O único gol com a camisa colorada foi um golaço, em outubro do ano passado, no empate contra o Corinthians, pelo Brasileirão (veja abaixo).

O pouco aproveitamento de Gustavo Maia desde o ano passado tem algumas explicações, segundo o jornalista Bruno Ravazzolli: baixa intensidade nos treinos, falta de foco, situações extracampo e comportamentais. Embora a qualidade do jogador seja reconhecida, a postura desagradou internamente.

Veja abaixo o comentário de Bruno Ravazzolli, setorista do Internacional no ge, sobre Gustavo Maia:

"Um jogador, embora tenha alguma qualidade, faltou comprometimento nos treinos, intensidade, teve problemas comportamentais. Foram poucas oportunidades com o Cacique Medina e nenhuma com o Mano Menezes, que parece não ter gostado muito dele. O Mano sempre fala que o dia a dia e o campo dão a segurança para ele escalar os melhores e dar as oportunidades, então claramente o Gustavo Maia era uma carta fora do baralho.

Existia a expectativa do torcedor por ser um cara jovem e que vinha do Barcelona. O Inter há muito tempo não tinha bons pontas, então ele chegou com uma boa expectativa, despertando curiosidade, com pedidos do torcedor para vê-lo jogar, mas não jogou e não teve sequência com nenhum treinador. Aqui não funcionou e não vai deixar saudade. O Inter já cogitava devolvê-lo ao Barcelona e, quando surgiu o Vasco, o clube não fez nenhuma força para mantê-lo aqui".

Fonte: Globo Esporte