Imprensa

Análise: Vasco goleia adversário frágil e tem primeira grande atuação

Técnico do Vasco, Maurício Barbieri abriu a coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira, depois da goleada por 5 a 0 sobre o Resende, dizendo o seguinte:

- Da mesma maneira que quando o resultado não veio não estava tudo errado, agora não vamos levar tudo ao céu.

A análise da vitória elástica em jogo válido sexta rodada do Campeonato Carioca parte do princípio de que o Vasco pegou um adversário frágil jogando em São Januário: o Resende é o vice-lanterna da competição, há duas rodadas também tomou cinco do Volta Redonda e nesta quinta não conseguiu esboçar reação diante da atuação contundente dos donos da casa - especialmente após a expulsão do goleiro no início do segundo tempo.

Diante de tais circunstâncias, o Vasco fez exatamente o que se espera de uma equipe que investiu cerca de R$ 100 milhões em contratações e bombardeou o Resende do início ao fim do jogo, com variedade de jogadas, uma apresentação coletiva contundente e performances individuais muito interessantes de serem pontuadas. Foi a primeira grande atuação da equipe na temporada.

A última vitória do Vasco por cinco ou mais gols de diferença havia sido em 2014, quando fez 6 a 0 sobre o Frigurguense no Campeonato Carioca. É certamente um feito que Barbieri já pode guardar com carinho no currículo, dadas todas as ressalvas.

Ao todo, o Vasco tentou 26 finalizações, 20 delas na direção do gol. Acertou o travessão com Lucas Piton, antes mesmo do placar ser inaugurado. Trocou o dobro de passes do adversário: 477 x 239. O time finalmente conseguiu servir Pedro Raul, que finalizou seis vezes durante a partida, o dobro do que havia conseguido somando os dois últimos jogos, contra Volta Redonda e Portuguesa. Saíram os dois primeiros gols do centroavante com a camisa vascaína.

São vários os destaques do Vasco no jogo, que também contou com as estreias oficiais de De Lucca e Orellano, duas peças que serão importantes para o clube ao longo da temporada. Mas o recital de Jair merece uma menção especial. Dá para dizer que a goleada essencialmente passou pelos pés do camisa 8, o titular com o maior aproveitamento em passes (94%) e com mais faltas sofridas (3). Jogou muita bola.

De quebra, para além do resultado importante na busca pelo entrosamento do início de temporada, o Vasco se reaproximou do pelotão de cima da tabela e pulou para sexto lugar, com oito pontos. Está agora a dois pontos de distância da dupla Botafogo e Fluminense, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Noite perfeita em São Januário.

Por todos os lados

Esses foram os lances do perigo do Vasco no primeiro tempo:

8' - Boa jogada de Pumita pela direita, chute de canhota para fora.

12 ' - Trama entre Jair e Pumita pela direita que quase terminou em gol do volante.

14' - Excelente virada de jogo de Jair na esquerda, Figueiredo ajeita, e Piton acerta o travessão.

18' - Cruzamento de Piton na esquerda, Pedro Raul domina e bate fraco.

20' - Gol do Vasco! Pec cruza pela direita, e Pedro Raul abre o placar de peixinho.

32' - Cruzamento do Pumita pela direita, Alex Teixeira ajeita e Figueiredo solta a bomba para a boa defesa do goleiro.

34' - Cruzamento de Piton pela esquerda, Jair quase marca de cabeça.

37' - Gol do Vasco! Virada de Jair na esquerda, Piton tabela com Figueiredo, invade a área e marca.

42' - Boa jogada de Pumita pela direita. Ele puxa para o meio e quase marca de canhota.

Dá para notar só pela descrição dos lances que o Vasco não teve um caminho só para chegar ao ataque e bombardeou o Resende por todos os lados, sempre com o apoio dos laterais e a distribuição de jogo precisa de Jair. Melhor em campo, o volante foi quem fez a máquina girar.

O jogo pelas laterais funcionou muito bem, com a dobradinha entre Pec e Pumita na direita e Figueiredo e Piton na esquerda. O time percebeu isso cedo e abriu mão de jogar pelo meio, fazendo com que Alex Teixeira terminasse o primeiro tempo como o segundo jogador de linha que menos tocou na bola, à frente apenas de Pedro Raul. O camisa 7 ainda tem dificuldade em fazer as vezes de Nenê como a peça principal da armação.

Diferente da derrota para o Volta Redonda, o Vasco balanceou bem a transição defensiva e quase não sofreu sustos. A primeira intervenção importante de Ivan foi já no fim da primeira etapa, quando Rayne desviou de calcanhar na cobrança de escanteio. Rodrigo, o escolhido para ser o primeiro volante, fez dois desarmes na partida e contribuiu bastante para essa segurança atrás.

Para elevar o moral

O início do segundo tempo serviu para recolocar Alex Teixeira no jogo. Logo no primeiro minuto, ele roubou uma bola que terminou em finalização de Pedro Raul. Aos sete, deu a assistência para o bonito gol de Gabriel Pec, de chapa no ângulo. E, aos 14, participou da jogada da expulsão do goleiro do Resende. Foi substituído mais tarde com gritos da torcida e palmas de Maurício Barbieri.

- Acho que o Alex está em um caminho de evolução. Vai melhorar ainda mais. [...] É um jogador que ajuda muito no dia a dia e tem condições de desequilibrar e ser decisivos - disse o comandante vascaíno na coletiva.

Com um a mais em campo, o Vasco teve ainda mais espaço e transformou em goleada o que já caminhava para ser uma vitória tranquila. Pedro Raul guardou mais após boa jogada de Erick Marcus, e Léo também deixou o seu, o que pode servir para coroar o ótimo começo de temporada do zagueiro comprado do São Paulo. Dos reforços, é certamente o mais regular até o momento.

Fonte: ge