Clube

Análise tática da construção do Vasco com o treinador Ricardo Sá Pinto

ANÁLISE TÁTICA – A CONSTRUÇÃO VASCAÍNA COM SÁ PINTO
Hoje Ricardo Sá Pinto estará fazendo seu 7º jogo pelo cruzmaltino. Se ainda não tivemos uma clara evolução nos resultados, taticamente o time vem mostrando uma pequena melhora a cada jogo, o que é natural devido ao tempo de (+)

trabalho da nova comissão. Hoje vamos começar a dissecar os padrões e comportamentos que Sá Pinto tem implementado na equipe, começando pelas 1ª e 2ª fases de construção ofensiva da equipe. 

O maior mérito de Ricardo até agr foi montar um sistema que combina e potencializa (+)

as características dos atletas, além de melhorar de forma significativa o sistema defensivo (que analisaremos em outra thread). Nessa etapa do jogo não consideraremos a estreia contra o Corinthians, em que pouco pudemos atribuir os padrões ao trabalho do português.

Nas 2 partidas seguintes, Caracas (ida) e Goiás,o Vasco se apresentou no sistema 4-2-3-1,mas q em 1ª fase de construção variava para uma espécie de “3-3-1-3”, já q Andrey recuava entre os zagueiros para gerar superioridade numérica na saída de bola, os laterais avançavam para (+)

uma segunda linha e Carlinhos era o meia quem circulava mais próximo do camisa 9 e dos pontas. (Veja na imagem 2 tweets acima para compreender melhor).

Apesar da descida de Andrey fazer a saída ter mais segurança e qualidade no primeiro passe, o fato de Léo Gil ser o único (+)

jogador pelo meio para fazer a ligação entre a construção e a criação de jogadas praticamente obrigava o Vasco a sempre buscar sair pelas laterais, já que o argentino estava sempre muito marcado. Também por isso, a linha de marcação do meio campo adversário podia se (+)

distribuir melhor em largura e ainda dificultar a saída com os laterais. Já em alguns momentos da partida contra o Goiás, provavelmente após Sá Pinto perceber essa dificuldade, Carlinhos passou a jogar mais ao lado de Léo Gil, fazendo com que o time passasse a (+)



 

Fonte: Twitter Análise Vasco