Imprensa

Análise: Reclamações da torcida representam mais do que um tropeço em casa

O time do Vasco deixou São Januário sob vaias vindas das arquibancadas de São Januário após empatar sem gols com o Madureira nesta segunda-feira, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca.

As reclamações podem ser encaradas como naturais por qualquer tropeço dentro de casa, mas representam mais: são quase que um protesto pelas atuações irregulares da equipe neste começo de temporada — o que aconteceu novamente contra o Madureira.

Único clube grande do Rio de Janeiro que está jogando com o time principal desde o início, o Vasco tem duas vitórias, dois empates e duas derrotas em 2026. Números nem sempre representam o que acontece em campo, mas dessa vez a estatística está um tanto quanto fiel.

Contra o Madureira, a equipe mostrou problemas que se repetem desde o ano passado: é um time que encontra diferentes formas de atacar, mas tem dificuldade de definir as jogadas. No outro lado, há dificuldade na marcação — principalmente em lidar nas transições em velocidade do adversário pela linha alta colocada da defesa.

A atuação no primeiro tempo até mostrou certo brilho. Johan Rojas, mais uma vez, mostrou serviço e foi o principal articulador do Vasco para construir jogadas. Sempre partia dos pés do colombiano e do compatriota Andres Gómez as jogadas de perigo.

Puma Rodríguez desperdiçou pênalti ainda no início que poderia ter trazido uma tranquilidade. O ponto negativo foram as atuações de Piton e Nuno Moreira - o português forçou vários passes na entrada da área e deu pouco prosseguimento nas triangulações.

Tudo de potencial que se viu na etapa inicial foi por água abaixo nos 45 minutos finais. Rojas cansou, e o Vasco caiu de produção sem uma referência no meio para fazer a bola rodar. Das alterações, apenas David foi quem conseguiu oferecer perigo, obrigando o goleiro Neguete a fazer duas defesas.

Mais do que isso, o time de novo mostrou pouco repertório ao ser exposto contra um time marcando com vários jogadores dentro da área. Diante de um Madureira com até seis atletas defendendo perto do próprio gol, a estratégia do Vasco foi abusar de cruzamentos. Não deu certo.

O time volta aos gramados nesta quinta-feira, novamente em São Januário, para enfrentar a Chapecoense pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Assistir vídeo

Fonte: ge