Mercado

Análise: O que esperar de Matheus Barbosa no Vasco

O elenco vascaíno para a disputa da temporada 2022 vai tomando forma. O Vasco fechou com o volante Matheus Barbosa, de 1,84m e 27 anos, que em 2021 disputou parte da série B pelo Cruzeiro e parte da série A pelo Atlético-GO. O Papo na Colina fez uma análise do jogador, passando pelo histórico recente e destacando algumas das suas características.

Histórico de Matheus Barbosa

Cria da base do Grêmio, Matheus Barbosa rodou por alguns clubes de menor expressão do país até chegar ao Tubarão, onde se destacou, e depois foi adquirido em definitivo pelo Avaí, onde conquistou o acesso na série B de 2018 e permaneceu em 2019. Lá, se envolveu em atritos com a torcida do Leão e, desde então, não jogou mais pelo clube catarinense.

Disputou o estadual de 2020 pelo Água Santa, onde teve bons números e rumou para o Cuiabá. No Dourado, conquistou mais um acesso e se destacou pela equipe sul-matogrossense. No entanto, seu empréstimo acabou e o Cruzeiro despontou como interessado em contar com o atleta na temporada 2021. Fez um bom estadual e um bom início de série B, se destacando por ser o artilheiro celeste na temporada até o momento de sua saída, mesmo sendo volante. Então, apareceu o Atlético Goianiense e, movido pelo desafio de disputar uma série A, Matheus Barbosa acertou com o dragão e terminou a última temporada por lá.

Características de Matheus Barbosa

As maiores virtudes de Matheus Barbosa são ofensivas. Tem um bom passe e uma boa finalização de média/longa distância. Com 1,84m, agrega muito na bola aérea ofensiva e defensiva e se caracterizou por marcar gols dessa forma nas últimas temporadas. Em 2020, pelo Cuiabá, atuou numa função mais defensiva e também foi bem, mas não chegava tanto ao ataque.

Suas características são bem distintas das de Yuri Lara, outro reforço do Vasco para a posição. A parte na qual se assemelham mais é o bom porte físico, que conta muito para a disputa de uma série B.

No entanto, nos quesitos defensivos, que são os principais para a posição, Matheus Barbosa não teve grande destaque. Não é um jogador que recupere muitas posses de bola, não desarma muito também. Na temporada 2021, ficou abaixo no quesito “Recuperações de bola” dos volantes vascaínos (Bruno Gomes, Galarza e Andrey). Também apresenta uma média elevada de bolas desperdiçadas por jogo, o que é preocupante quando se trata de um volante.

O que esperar de Matheus Barbosa no Vasco?

É um reforço que tem experiência em conquistar acessos por outras equipes e que possui virtudes que são importantes numa série B (jogo aéreo, chutes de fora da área, bom passe). Como a tendência é de que forme dupla com Yuri Lara (ou com outro volante de mais pegada), pode ajudar muito o Cruzmaltino.

Porém, seus números enganam um pouco por ser um atleta que faz muitos gols para sua posição. E essa não pode ser a principal base para se analisar um volante.

Caso Matheus Barbosa corrija essas falhas defensivas e coloque um pouco mais de pegada e intensidade na marcação, se aliando aos bons números que apresenta ofensivamente, pode assumir a titularidade e contribuir muito na disputa da série B de 2022.

De positivo, podemos enxergar um padrão na maioria das contratações do Vasco para a temporada. Matheus é mais um jogador no padrão “bom para a série B”, que já disputou a competição em outras oportunidades e pode agregar. Esperamos que isso se confirme nos próximos meses.

Fonte: Papo na Colina