Futebol

Análise: Luxa volta a fórmula que deu mais certo em 2019 e é recompensado

Após quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo decidiu retomar a fórmula que deu mais certo no Vasco em 2019. Foi o suficiente para o time voltar a triunfar, com um contundente 3 a 0 sobre o CSA, que ressaltou as qualidades da equipe.

Antes de tudo, é preciso dizer que foi justamente neste tipo de jogo que o Vasco se sentiu mais confortável no Campeonato Brasileiro. Sem a obrigação de atacar, controlando o espaço e aproveitando a afobação do adversário, o time cruz-maltino construiu gradualmente sua vitória.

A volta "às origens" começou na escalação. Guarín voltou ao banco após quatro jogos. Mérito de Luxemburgo, que reconheceu que esta versão do Vasco precisa mais de intensidade e marcação do que qualidade técnica. Com Richard, Raul e Marcos Junior no meio, o time voltou a ser consistente, e isso se refletiu em todas as fases de jogo.

O começo ainda foi preocupante, com o CSA dominando e criando boas chances. Mas, aos poucos, o Vasco começou a ter espaço - embora Rossi e Ribamar desperdiçassem contra-ataques promissores - e deixar o jogo ao seu feitio.

O golaço de Raul aconteceu numa jogada individual, mas também tem dedo coletivo. Porque o volante, após uma ligeira queda de rendimento após uma lesão, voltou a atuar onde se sente melhor. Com liberdade para atacar, apareceu bem na área para abrir o placar.

Raul é peça-chave neste Vasco. Porque sua versatilidade para marcar e atacar resolve muitas questões dentro de jogo para Luxemburgo. Foi assim no segundo tempo, quando o volante virou ponta após Guarin entrar no lugar de Felipe Ferreira e manteve o nível de intensidade para que o colombiano, mais fresco, pudesse dar mais cadência ao meio-campo.

A vitória dá muita tranquilidade ao Vasco para este restinho de Brasileiro. Com 42 pontos, fica praticamente livre do rebaixamento e em boa posição para confirmar vaga na Sul-Americana. Será uma recompensa de bom tamanho para um time que voltou a entender suas características e não teve vergonha de se readequar à sua realidade.

Fonte: ge