Imprensa

Análise: Léo Jardim e Gabriel Pec colocam críticas de lado e se agigantam

Torcidas numerosas e exigentes como a do Vasco têm paciência curta numa posição tão sensível como a de goleiro. No caso do cruz-maltino, que viveu uma década com mais insegurança do que segurança no setor, a cobrança tende a ser ainda maior: não basta ser seguro no gol, é preciso fazer grandes defesas em jogos grandes para ganhar a confiança do torcedor do Vasco: foi o que Leo Jardim, grande herói da importantíssima vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, na estreia do Brasileirão, tratou de fazer.

Foram nove defesas ao longo do jogo, três delas difíceis — incluindo um milagre num chute de Hulk que tinha endereço certo já na reta final dos acréscimos. Uma atuação decisiva para que os comandados de Maurício Barbieri conquistassem três pontos num dos maiores desafios do Vasco, enfrentando um dos favoritos ao título, entre o principais elencos do Brasil, jogando em casa, uma condição na qual o Atlético só perdeu seis vezes no Brasileirão passado.

— Fico feliz pela minha atuação. Tenho convicção no meu trabalho, no trabalho que vem sendo feito desde que cheguei aqui. Sempre procuro trabalhar da melhor maneira, fazer meu trabalho durante a semana para chegar nos jogos e poder ajudar a equipe — disse o goleiro aos jornalistas após a partida.

Não foi a primeira vez que o camisa 1 teve atuação decisiva em um jogo grande. Na vitória por 1 a 0 contra o Flamengo, na Taça Guanabara, o ex-Lille brilhou para segurar o ímpeto do rival. Mas aquela atuação não foi o suficiente para o blindar das críticas, ainda influenciadas pelo clássico contra o Fluminense e por uma concorrência pesada com Ivan, que tem atuações mais vivas na memória do torcedor que acompanha o futebol brasileiro. A confiança vem por etapas, mas Jardim deu um grande passo rumo a uma maior tranquilidade e poderá trabalhar sob certa paz em meio à boa repercussão ao longo da semana, antes de voltar a campo contra o Palmeiras, no domingo.

"Partida irretocável, fantástico. Ele precisava de mais um jogo assim (como o contra o Flamengo). Isso demonstra o quanto ele é importante para nós. Todos são importantes, mas ele tem uma importância fundamental. É um cara que no dia a dia trabalha demais. A gente acompanha e toma decisões baseadas também no trabalho do dia a dia, que eu sei que às vezes vocês (jornalistas) não conseguem acompanhar. Mas existe critério, existe trabalho, avaliações para tomar essas decisões. Fico muito feliz pelo Leo, pela partida que ele fez", elogiou o técnico Maurício Barbieri após a partida.

O mesmo vale para Gabriel Pec, o outro destaque da noite. Autor de um gol e uma assistência na partida, o atacante volta a disputar uma Série A mais experiente, com o físico transformado e calejado por questionamentos. Sua importância para o time é inquestionável, basta uma análise em seu mapa de calor no Mineirão para verificar: Pec aparece mais no campo de defesa do que de ataque. Foi fundamental para fechar os espaços de um empolgado Atlético buscando o resultado.

O camisa 11 vem de bom desempenho no estadual, com seis gols marcados e uma assistência, um deles na semifinal contra o Flamengo, mas precisava desta boa atuação no setor ofensivo para ratificar sua qualidade perante a uma torcida acostumada a vê-lo por anos atuando em times limitados. Afinal, Pec, de apenas 22 anos, é um dos únicos remanescentes, junto a Andrey e Alex Teixeira, do time titular da Série B. A permanência entre os 11 primeiros, mesmo com todas as contratações da era SAF do clube, tem motivo e passa pelas qualidades mostradas.

"Ele vem fazendo um ano muito bom. É até importante a gente falar isso, às vezes o externo rotula muito as pessoas. Como se nós fôssemos seres imutáveis, como se a gente não evoluísse, não desenvolvesse, não pudesse atingir outras dinâmicas e crescer com o passar do tempo. O Pec é um dos meninos mais experientes, vamos dizer assim, que acabou subindo antes, mas ainda é um menino. E vem crescendo ao longo do ano, tem nos ajudado bastante fazendo gols, ajudando na marcação. Tem uma capacidade, uma intensidade importante. Fico muito feliz por ele ter dado uma assistência e ter feito o gol", avaliou Barbieri.

Para um time que começava o Brasileirão rodeado por incertezas, o Vasco sai com três pontos que valem mais do que um início no topo da tabela. O jogo no Mineirão foi o palco que precisavam Pec e Jardim para mostrar que podem e têm tudo para ser peças importantes num momento que pede mais competitividade do que nunca. Afinal, o atual campeão é o próximo compromisso...

Fonte: Globo Online