Futebol

Análise do Ceará, adversário de hoje (30) do Vasco no Brasileirão

O Vasco enfrenta hoje o Ceará pela 23ª rodada. As duas equipes estão na parte debaixo da tabela e esta partida se torna de extrema importância para ambas.

Para o Vozão, é a oportunidade de se afastar do Z4 e entrar na zona da Sul-Americana. Para o Gigante da Colina, é a chance de sair do Z4.

FALANDO DO NOSSO ADVERSÁRIO O Ceará é comandado por Guto Ferreira, um treinador que consegue potencializar muito bem seus jogadores, explorando bastante as jogadas no corredores com seus pontas de velocidade.

Inclusive, foi assim que conseguiu agredir o Vasco no duelo do 1ª turno. Porém, é uma equipe com sérios problemas para recompor, principalmente pelo corredor central.

As dobradinhas nos corredores com LT+PT são os principais pontos na organização ofensiva da equipe. Samuel Xavier e Bruno Pacheco tem muita força no apoio, procuram sempre as ultrapassagens e tendo como alvo Cleber, um centroavante de muita força física e tem ótima jogada aérea.

O Vasco vai precisar ter controle no espaços, principalmente na profundidade. A movimentação do bloco de marcação do Vasco vai ser fundamental para evitar as infiltrações de Léo Chu e e Lima, +

ambos jogadores de muita velocidade e, como foi citado, as jogadas nos corredores laterais são o ponto forte da equipe de Guto Ferreira.

As transições ofensivas da equipe é no momento da transição defensiva Cruz Maltina, um dos pontos que ainda esta em evolução nas mãos de Sá Pinto, ainda demanda uma melhor coordenação e principalmente velocidade para recompor as linhas.

Lima, inclusive, tem um ponto a mais que o Vasco precisa ficar mais atendo que é justamente as inversões horizontais, trocas de corredor que, geralmente podem ser feitas com o Vina ou mesmo com Fabinho.

O trio de meio campo (Charles e Fabinho volantes, Vina meia) vai precisar ter atenção redobrada. Mesmo sendo volantes mais lentos Charles e Fabinho conseguem ter boas chegadas à área para finalizar ou até mesmo arriscando chutes de média e longa distância.

Porém, como já fito, a equipe tem problemas para recompor pelo corredor central, pois seu trio de meio campo tem pouca velocidade. Uma saída para tentar uma recuperação em um bloco mais alto por parte do Vasco, seria uma marcação de mais pressão no campo do Ceara.

O principal jogador do Vozão é o meia atacante Vina. O meia é o artilheiro da equipe em gols e assistências, consequentemente é o jogador com mais participações diretas para gol. São 6 gols e 3 assistências.

É um jogador de mobilidade e que consegue aproveitar bem o espaços às costas dos volantes, justamente um setor do campo é que o Vasco ainda precisa de ajustes. Este espaço entre a linha defensiva e a linha do meio é a zona de atuação e Vina, +

ou seja, atenção tem que ser redobrada tanto de Marcos Júnior (possível titular) quanto de Léo Gil.

Os 3 zagueiros vão precisar ficar atentos principalmente nos encaixes individuais que são feitos. Qualquer descuido que acontecer, pode gerar espaço e assim o adversário consegue explorar, como aconteceu na última partida contra o Defensa Y Justicia.

Léo Matos e Neto Borges vão precisar ser precisos na composição da última linha e ter apoio constate dos extremos, pois as dobradinhas do Vozão por ali é a chave do ataque da equipe.

NÚMEROS DO ADVERSÁRIO

- O Ceara joga no 4-2-3-1 e procura se defender no 4-4-2 com duas linhas de 4

- 22 jogos, 6 vitórias, 8 empates e 8 derrotas

- 28 gols pró e 33 contra

- 5 jogos sem vencer no Brasileiro, 15ª colocado

- Artilheiro= Vina 6 gols

- Assistência= Vina 3 ast

Fonte: X Análise Vasco