Análise: Diniz terá que preparar elenco mentalmente para a semifinal da CdB
O final só não foi mais amargo porque o time titular chegará fisicamente bem para o jogo de ida da Copa na quinta-feira contra o Fluminense, em São Januário. O jogo de volta é no domingo, no Maracanã.
Outro fator que acalenta o torcedor é saber que, mesmo fora da zona de classificação do Brasileiro no momento, a equipe está virtualmente classificada para um torneio continental em 2026, já que, se vencer a Copa do Brasil irá para a Libertadores, mas se perder, irá para a Copa Sul-Americana.
— Não era a maioria reserva, eram todos os jogadores reservas. Até o goleiro. Se o Sub-20 não estivesse de férias, nem traria os reservas — comentou Diniz, após o jogo.
Por ser o primeiro time fora da zona de classificação do Brasileiro e estar atrás dos outros semifinalistas — além de Fluminense, Cruzeiro e Corinthians — o cruz-maltino será beneficiado com uma vaga a mais na Sul-Americana. O mesmo poderá ocorrer com o São Paulo indo para a pré-Libertadores se o tricolor ou a Raposa forem campeões.
Agora, se a ação de poupar manteve o lado físico do time bem, Diniz terá que preparar o lado mental após novo desempenho abaixo da crítica, e a sétima derrota em oito jogos, somando 19 gols sofridos nestes duelos.
O primeiro a furar a frágil defesa cruz-maltina foi o zagueiro Junior Alonso, aproveitando um rebote do atacante Rony dentro da área. Soberano do jogo, o time mineiro ainda teve a vantagem de um jogador a mais na maior parte do jogo quando o volante Hugo Moura foi expulso ao errar um bote e cravar as travas da chuteira no calcanhar de Dudu.
A falta foi marcada próxima da intermediária e, ainda assim, o atacante Hulk acertou o gol de Fuzato, que o havia desafiado colocando apenas um jogador na barreira. O massacre que se vislumbrava fez Diniz tirar o centroavante Vegetti e colocar o lateral Leandrinho para fechar buracos.
O atacante saiu indignado de campo e arremessou a chuteira ao chão. Ele só não ficou mais irritado que o técnico ao ver o time ainda mais frágil no segundo. Passivos na marcação, o time aceitou a troca de passe constante do rival no campo de ataque, que resultou ainda em dois gols do Dudu.
O primeiro em tabela com Hulk, terminando em um toque com classe e o segundo com uma bomba após um cruzamento de Igor Gomes. O fim melancólico no torneio foi com um gol contra de Victor Luis, após um chute de Arana bater em Hulk e depois no defensor.
Confrontos da Copa do Brasil
- Jogo de ida: Vasco x Fluminense - quinta-feira, às 20h, em São Januário.
- Jogo de Volta: Fluminense x Vasco - domingo, às 20h30, no Maracanã.
- Jogo de ida: Cruzeiro x Corinthians - quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, em Minas Gerais.
- Jogo de volta: Corinthians x Cruzeiro - domingo, às 18h, na Neo Quimica Arena, em São Paulo.
Focado nas semifinais da Copa do Brasil, o técnico do Vasco, Fernando Diniz, levou à Arena MRV, em Minas Gerais, um time alternativo contra o Atlético-MG e sofreu uma acachapante derrota por 5 a 0, neste domingo, terminando a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro na 14º posição, com 45 pontos, sendo ultrapassado pelo próprio galo, que subiu para 11º e pelo Santos, que venceu o Cruzeiro por 3 a 0 e terminou o torneio na 12º posição. O Corinthians garantiu a última vaga na zona de classificação da Sul-Americana com o 13º lugar.
Fonte: Agência O Globo