William Batista explica como Pedro Raul o ajudou no Vasco
Aos 32 anos, William Batista é um dos técnicos da nova geração. Além do bom trabalho que fez à frente do América-MG - o primeiro como profissional - o treinador também comandou o Vasco por um curto período, como interino.
Após a demissão de Maurício Barbieri, em 2023, William, então técnico do sub-20 do Gigante da Colina, foi nomeado comandante interino até a contratação de Ramón Díaz.
À época com 30 anos, o jovem treinador teve que lidar com jogadores profissionais pela primeira vez e tomou uma decisão contestada pela torcida, mas que o ajudou a ser respeitado dentro do vestiário, como contou ao Zona Mista do Hernan, programa do Canal UOL.
Pego o Vasco na vice-lanterna da Série A, com 11 jogos sem ganhar, e a gente enfrenta e vence o Cuiabá. No segundo jogo, contra o Botafogo, decido colocar o Pedro Raul e ele joga a partida inteira. Eu me lembro que a primeira pergunta na coletiva foi se eu não tinha medo, aos 30 anos, de queimar minha carreira por ter deixado o Pedro Raul em campo durante os 90 minutos.
— William Batista ao Zona Mista
"Respondi que o único medo que eu tive na minha vida foi quando meu irmão ficou doente. Ele teve uma doença grave e eu tive muito medo, sem saber o que meu pai e minha mãe iriam fazer. O Pedro Raul estava me entregando o que eu pedi para ele, então era uma honra deixá-lo em campo."
O período como interino do Vasco ajudou William Batista a mostrar suas qualidades a nível profissional pela primeira vez. No total, foram três jogos pelo clube, com uma vitória e duas derrotas.
Após retornar ao sub-20 do Cruzmaltino, o técnico ainda passou pela mesma categoria de Red Bull Bragantino e América-MG, onde recebeu sua primeira chance como profissional em 2025.
No Coelho, William continuou trabalhando com respeito aos atletas para conseguir se consolidar no vestiário.
Essas pequenas tomadas de decisão são o que fazem com que o vestiário acabe me respeitando e admirando muito. É algo recíproco porque eu admiro e respeito muito os jogadores. Então tem compensado ser assim, porque, no final, eu quero influenciar o clube onde estou e fazer algo diferente do que posso fazer, além de deixar algum legado para a vida dos jogadores.
— William Batista
O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL, André Hernan, vai ao ar todas as semanas no canal do UOL Esporte no YouTube.
Fonte: UOL Esportes
-
0 Em clima de final, Globo Esporte compareceu ao Candinho neste sábado (20/12) -
0 Do Maracanã, ex-lateral Ramon fala da final da Copa do Brasil -
-
0 Globo Esporte vai às ruas e mostra o clima dos vascaínos para amanhã (21) -
0 Reportagem do Globo Esporte fala do duelo entre Léo Jardim e Hugo Souza -
0 Rival: Torcida do Corinthians esteve no CT antes do embarque do time ao RJ -
0 Fellipe Bastos e Ramon relembram título da Copa do Brasil de 2011 -
0 Conheça a história de Bill Ichter, o 'missionário vascaíno' -
0 Canal mostra movimentação no Maracanã neste sábado (20/12) -
0 Rival: Corinthians também encerra preparação para a final da Copa do Brasil -
0 VascoTV mostra trechos do último treino antes da decisão de amanhã (21/12)