VP da CBF vê como urgente a implantação do fair play financeiro no Brasil
Vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul vê como urgente a implantação de um sistema de fair play financeiro para os clubes de futebol no país.
Em participação no Fórum Sustentabilidade em Campo, nesta segunda-feira, em São Paulo, o dirigente afirmou que esse é o hoje o assunto mais importante em discussão na estrutura do esporte.
Para ilustrar a situação preocupante, em sua visão, Paul fez uma analogia:
– Em 2019 se falava em fair play financeiro, um plano de contenção de gastos, porque já se enxergava para onde o futebol brasileiro estava indo. Nada foi feito. É como se, naquela época, a gente visse o Titanic na direção do iceberg e tivesse com desviar – afirmou, durante debate sobre a sustentabilidade em grandes eventos esportivos.
– O navio bateu no iceberg e está afundando – completou.
O dirigente, também presidente da federação de futebol do Pará, é quem chefia uma comissão que inclui clubes e federações estaduais para a elaboração de um plano de fair play financeiro que a CBF espera implantar ainda em 2026.
– Tem quem escolhe tocar música e esperar o navio afundar, e quem joga a boia para ajudar os outros. Estamos no caos. A CBF escolheu jogar a boia – afirmou.
A confederação planeja reunir personagens para um primeiro encontro para debate na próxima segunda-feira, no Rio.
O grupo de trabalho do fair play financeiro tem 33 clubes (os 20 da Série A e outros 13 da Série B), além de dez federações estaduais.
— O objetivo é ter, em 90 dias a partir do início do grupo de trabalho, um relatório do modelo. A partir daí, a presidência define a implementação. O esforço que está sendo feito é para que seja (implementado) em 2026. Agora, naturalmente, e isso é uma opinião pessoal, creio que haverá necessidade de construir uma onda inicial, uma intermediária e assim por diante.
— É um processo para não criar um colapso. Não é a partir de amanhã. Vai ser algo que tenha relevância, que traga o que a gente procura, mas também que tenha implementação responsável — disse Ricardo Paul em entrevista ao ge em junho.
Fonte: ge
-
0 Notícias sobre o Vasco: 04 de dezembro de 2025 -
0 Futsal Base: Vasco enfrenta o Frankana Superliga-CE nesta sexta-feira (05) -
-
0 Atenção Vascaínos fala sobre time que deve enfrentar o Atlético-MG; vídeo -
0 Beach Soccer Feminino: Vasco goleia o Las Costeñas-CRI por 6 a 1 -
0 Crefisa comprará SAF do Vasco se Leila deixar comando do Palmeiras, diz Neto TOP -
0 Judô: Victor Silva campeão na Seletiva Nacional da Seleção Brasileira Júnior -
3 Empresário de Leandrinho quer que jogador vá para outro clube TOP -
0 Rodrigo Silvério: Nike já finalizou o projeto da linha casual do Vasco 💢 TOP -
0 Filho de Vegetti comemora aniversário com a temática do Vasco TOP -
0 Futsal Sub-12: Vasco é superado pelo Fluminense