Visando um time menos vulnerável, Vasco aposta em Carille para 2025
O Vasco está em reconstrução, após o ano de 2024 ter sido repleto de problemas técnicos e administrativos que assolaram o clube da Colina. Atualmente, passa por período de transição, mudando o comando técnico da equipe principal de futebol e tentando equilibrar a gestão do clube, uma vez que a empresa que havia comprado parte da SAF do clube carioca, se encontra judicialmente interditada.
Diante de tantas incertezas, Fábio Carille foi o escolhido para reconduzir o time carioca a um patamar menos vulnerável em 2025. Como Carille tem estilo conservador e vertical, acredito que é o técnico ideal para o Vasco neste momento, uma vez que no ano passado o time apresentou fragilidades importantes no setor defensivo.
Na temporada passada, os resquícios da fase administrativa difícil, também afetaram o desempenho da equipe principal de futebol. Foi verificada vertiginosa queda de rendimento no segundo turno do Campeonato Brasileiro, com o time terminando a competição nacional em décimo lugar e conquistando apenas vaga para disputar a Copa Sul-Americana em 2025.
Relembrando, o Vasco iniciou a temporada de 2024 com o técnico Ramón Díaz, que é hoje o treinador do Corinthians e que livrou a equipe carioca do rebaixamento em 2023. Mas, ainda no primeiro semestre Ramón deixou a equipe, que ficou sob o comando do técnico interino Rafael Paiva até a chegada do treinador português Álvaro Pacheco, que assumiu o grupo, mas permaneceu apenas 30 dias no comando técnico.
E, o Vasco voltou a ser comandado por Rafael Paiva, com rápida adaptação do elenco ao método do treinador interino, que organizou coletivamente a equipe. No entanto, na reta final da temporada, o time voltou a oscilar demasiadamente em seu rendimento, e o ex-jogador Felipe Maestro assumiu a função de técnico para encerrar o Brasileirão.
Mas, o Vasco precisava de um técnico efetivo e o trabalho que Fábio Carille fez no Santos chamou atenção dos dirigentes do time cruz-maltino. A campanha do Santos foi repleta de altos e baixos, mas o treinador conseguiu o título de campeão da série B e o acesso do Peixe à primeira divisão. Mesmo sem desempenho encantador, o futebol do time da Vila foi eficiente. E, é essa mistura de eficiência e segurança defensiva, que Carille pode trazer ao Vasco.
O planejamento inicial era que Carille só assumisse o comando de jogos à beira do gramado, na sexta rodada do Campeonato Carioca 2025, e que o Vasco disputasse as primeiras rodadas do estadual com a equipe sub20. Porém, como os resultados não estão sendo satisfatórios, com apenas empates nas três primeiras rodadas da competição, está previsto que na quarta rodada contra o Madureira, Carille faça sua estreia comandando a equipe principal.
Devido ao estilo mais conservador de Carille e as saídas dos zagueiros Maicon e Léo, que acertaram suas transferências para o Coritiba e o Athletico Paranaense, respectivamente, o Vasco está atuando fortemente no mercado e já confirmou cinco reforços, priorizando o setor defensivo.
Já fazem parte do elenco do Vasco os zagueiros Lucas Oliveira, ex-Cruzeiro; Lucas Freitas, ex-Juventude; e Mauricio Lemos, que vinha sendo pouco aproveitado no Atlético-MG. O goleiro Daniel Fuzato, que foi destaque na base do Palmeiras, chegou para disputar a vaga de titular com Léo Jardim, que apresentou falhas importantes na última temporada. O volante Tchê Tchê, que atuava no Botafogo, foi a única aquisição até o momento para fortalecer o meio-campo vascaíno.
O setor criativo do clube carioca, assim como na temporada passada, deverá ficar a cargo do meio campista Philippe Coutinho, ex-jogador da Seleção Brasileira e de clubes europeus como Barcelona e Liverpool. Apesar de Coutinho não ter conseguido performance linear até o momento, a expectativa é de que com a pré-temporada e a sequência de jogos, o atleta retome seu potencial técnico.
A polêmica sobre a utilização dos meios-campistas Payet e Philippe Coutinho jogando juntos continua, e Carille ainda não descartou essa possibilidade. Acredito que o Vasco lucraria com essa formação, porém, como seriam necessárias adaptações em todo o esquema da equipe, continuamos na expectativa que Carille consiga “tirar esse coelho da cartola”.
O atacante argentino Pablo Vegetti tem futuro incerto quanto à renovação de seu vínculo com o Vasco, uma vez que o jogador pede valores acima do orçamento do clube. Seria uma perda importante para o ataque do clube carioca, uma vez que foi o principal artilheiro do time no Brasileirão 2024.
Acredito que Fábio Carille seja o nome correto para assumir o Vasco neste momento difícil, uma vez que seu sistema de jogo é menos complexo e de fácil adaptação. O técnico tem o rótulo de ser conservador, mas, em algumas ocasiões, consegue utilizar estratégias mais modernas. Já montou equipes fortes defensivamente, mas que também sabem jogar com a posse de bola e serem ofensivas.
Fonte: ge
-
0 Notícias sobre o Vasco: 21 de janeiro de 2025 -
0 Hugo Moura recebeu sondagem de um clube do Catar, informa canal MCV -
-
0 Vídeo mostra mascote do Vasco durante evento para sócios em Manaus -
0 Vegetti: 'Fim da pré-temporada, a coisa mais bonita está chegando' -
0 Juninho Pernambucano entra na seleção de brasileiros da Sofascore da UCL -
1 Vasco ainda não se posicionou sobre a nota do Madureira TOP -
0 Virou Barreira: Torcedores sócios festejam em evento que acontece em Manaus -
0 4ª rodada do Cariocão tem início amanhã (22) -
0 Vasco publica vídeo do evento para sócios de Manaus -
2 Madureira contesta decisão do Vasco relacionada a voo para Manaus TOP