Vasco volta a apostar na sua grande força no retorno à Sul-Americana
São Januário voltará a receber um jogo de competição internacional nesta terça-feira, às 21h30. A partida, válida pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, contra o Puerto Cabello, da Venezuela, marca o reencontro do estádio com um jogo de copa depois de quase cinco anos. E o local tem sido a grande força do Vasco neste período.
A última partida do Vasco em um torneio continental em São Januário foi em dezembro de 2020. O jogo válido pela Sul-Americana contra o Defensa y Justicia marcou a eliminação da equipe na competição. O time treinado por Sá Pinto perdeu por 1 a 0 para os argentinos, na volta das oitavas de final.
O Vasco vive um outro momento e aposta na força de São Januário para ir longe na Sul-Americana. Desde 2023, quando voltou a Série A do Brasileirão, o estádio tem sido o maior diferencial do clube nas principais competições do país. O ge separou os números com o Gato Mestre.
Em jogos válidos pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil, o Vasco desde 2023 fez 37 jogos como mandante em São Januário. São 18 vitórias, 10 empates e 9 derrotas — com 57,7% de aproveitamento. Os números são melhores do que os de quando o Vasco manda seus jogos fora de São Januário. Os números do time caem para 54,2% quando manda os jogos longe de São Januário. No mesmo período, foram oito jogos em outros estádios — quatro vitórias, um empate e três derrotas.
Os números como visitantes chamam ainda mais atenção. Desde 2023, nas principais competições do país, o Vasco tem um aproveitamento tímido de 31,9% dos pontos. Em 48 jogos, foram 11 vitórias, 13 empates e 24 derrotas. Ou seja, o aproveitamento dos pontos como mandante se aproxima do dobro dos números como visitante.
Campanha em São Januário nos últimos torneios
Em 2024, São Januário foi o principal aliado do Vasco em toda a temporada. A equipe perdeu apenas duas partidas no estádio - para o Criciúma e para o Internacional pelo Brasileirão. Na Copa do Brasil, o local foi determinante nas classificações contra Água Santa, Fortaleza e Athletico-PR, mas viu a eliminação para o Atlético-MG nas semifinais.
Em 2020, o Vasco também foi eliminado em São Januário da Sul-Americana, na derrota por 1 a 0 para o Defensa y Justicia. Antes, a equipe carioca havia derrotado no estádio o Oriente Petrolero, da Bolívia, e o Caracas, da Venezuela.
Em 2018, na última edição de Libertadores que o Vasco disputou, o clube não venceu nenhum jogo na fase de grupos no estádio. Sofreu uma goleada do Cruzeiro, perdeu para Universidad de Chile e empatou com o Racing em casa.
Fonte: ge
-
0 Notícias sobre o Vasco: 21 de dezembro de 2025 -
0 Andrés Gómez é uma boa notícia para o torcedor em 2025 TOP -
-
0 Diniz faz uma analogia após o Vasco ficar com o 2° lugar; vídeo TOP -
0 Diniz abraçou e consolou o filho no estacionamento do Maracanã; vídeo TOP -
1 O cenário é pessimista? E o cronograma para 2026? Diniz fala em coletiva TOP -
0 Rival: Lance de Hugo Souza contra o Vasco vira assunto na web 😳 TOP -
0 Diniz: 'Se a gente vender o Rayan, não vamos contratar outro' TOP -
0 Diniz criticou a arbitragem de Wilton Pereira: 'Ele estava...'; vídeo TOP -
0 Rayan foi o destaque Sofascore do Vasco contra o Corinthians; números -
0 'O Vasco era melhor e a torcida ditava o ritmo'; foto TOP