Vasco terá pela frente um adversário inédito em sua história
O Vasco terá pela frente um adversário inédito em sua história. Nesta terça-feira, o time enfrenta o modesto Puerto Cabello, clube venezuelano com time profissional fundado apenas em 2014. O ge separou algumas curiosidades antes do confronto válido pela segunda rodada da Copa Sul-Americana.
Vasco x Vasco?
O treinador da equipe venezuelana chama-se Vasco Faísca. O português de 44 anos chegou ao clube na atual temporada e está em seu primeiro trabalho como técnico longe de Portugal. Antes, Faísca havia treinado times como FC Alverca, Farense, e Belenenses.
Pelo Puerto Cabello, são nove partidas à frente do cargo, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. São dez gols marcados e seis sofridos. Um aproveitamento de 55,5%.
Time recheado de atletas de nacionalidades africanas
O Puerto Cabello conta com uma ampla gama de nacionalidades em seu elenco. São oito jogadores estrangeiros, de sete países diferentes, a maioria do continente africano: Nigéria, Gana, Guiné-Bissau, Senegal, Tunísia, Portugal e Suíça.
Os estrangeiros são:
- Musa Isah (Nigéria)
- Tony Shimaga (Nigéria)
- Momo Mbaye (Senegal)
- Neftali Manzambi (Suíça)
- Meireles Injai (Guiné-Bissau)
- Abdul Awudu (Gana)
- Salim Khelifi (Tunísia)
- Miguel Tavares (Portugal)
Rápida ascensão na Venezuela e no continente
Fundado em 2011 como uma academia de formação de atletas, o Puerto Cabello estreou seu time profissional apenas em 2014 e iniciou sua trajetória na terceira divisão da Venezuela. Em rápida ascensão, subiu para a segunda divisão logo em seu primeiro ano e, em 2017, já figurava no principal torneio nacional da Venezuela.
Em 2021, chegou à sua primeira competição continental, ao disputar a Copa Sul-Americana. Foi eliminado na primeira fase para o Metropolitanos, também da Venezuela. Em 2023, voltou a disputar a competição e fez parte do grupo do São Paulo, mas terminaria como lanterna, sem pontos conquistados em seis partidas.
No ano seguinte, chegaria à sua primeira Libertadores. Na primeira fase da Pré-Libertadores, venceu nos pênaltis o Defensor Sporting, do Uruguai, mas cairia na segunda fase para o Nacional, do Uruguai. Atualmente, a equipe venezuelana é a 5ª colocada do Campeonato Venezuelano, com 15 pontos. O clube ainda busca seu primeiro título nacional.
Primeira viagem internacional apenas em 2023
O Brasil foi o destino da primeira viagem internacional do Puerto Cabello. A partida contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, entrou para a história como a primeira vez que o time viajou para fora da Venezuela para um jogo oficial do time profissional.
O jogo foi realizado no dia 18 de abril de 2023. Na ocasião, a equipe foi derrotada por 2 a 0, no Morumbis, com gols de Marcos Paulo e Michel Araújo.
"La Bombonerita" como estádio
O time manda suas partidas no estádio "La Bombonerita", localizado no centro da cidade de Puerto Cabello, na Venezuela. O estádio tem capacidade para cerca 7.500 torcedores, mas não atende às exigências da Conmebol para partidas internacionais. Por isso, durante a Copa Sul-Americana, o clube recebe as partidas no estádio Misael Delgado, na cidade de Valencia.
Fonte: ge
-
0 Notícias sobre o Vasco: 21 de dezembro de 2025 -
0 Andrés Gómez é uma boa notícia para o torcedor em 2025 TOP -
-
0 Diniz faz uma analogia após o Vasco ficar com o 2° lugar; vídeo TOP -
0 Diniz abraçou e consolou o filho no estacionamento do Maracanã; vídeo TOP -
1 O cenário é pessimista? E o cronograma para 2026? Diniz fala em coletiva TOP -
0 Rival: Lance de Hugo Souza contra o Vasco vira assunto na web 😳 TOP -
0 Diniz: 'Se a gente vender o Rayan, não vamos contratar outro' TOP -
0 Diniz criticou a arbitragem de Wilton Pereira: 'Ele estava...'; vídeo TOP -
0 Rayan foi o destaque Sofascore do Vasco contra o Corinthians; números -
0 'O Vasco era melhor e a torcida ditava o ritmo'; foto TOP