Vasco tem desafios e problemas na semifinal da Copa do Brasil
O Vasco chega na semifinal da Copa do Brasil com a confiança abalada, mas ainda sonhando em voltar a disputar uma final nacional. Para que isso aconteça, porém, o Cruz-Maltino precisa corrigir problemas que têm se repetido ao longo da temporada, mas que ficaram muito evidentes na reta final do Brasileirão. Na quinta-feira (11), o time enfrenta o Fluminense, no Maracanã, no primeiro clássico decisivo pela vaga na decisão.
Um dos pontos recentes mais críticos é a baixa eficiência ofensiva. O Vasco passou em branco em seis dos últimos oito jogos, oferecendo pouquíssimas dificuldades aos adversários. A exceção neste período foi a goleada por 5 a 1 sobre o Internacional. A explicação para a queda de rendimento pode ser física, porém a previsibilidade do modelo de Fernando Diniz também pode ser um fator.
Recuperar a moral e a concentração
A instabilidade emocional também preocupa. A goleada sobre o Internacional encerrou uma sequência de cinco derrotas e parecia recolocar o Vasco no caminho das vitórias. No entanto, o time acabou perdendo para o Mirassol em um jogo que servia como um ótimo laboratório para a semifinal da Copa do Brasil. Afinal de contas, o Fluminense terminou logo atrás do Leão Caipira na classificação do Brasileirão.
Internamente, existe o entendimento de que os jogadores acabaram relaxando após a sequência de quatro vitórias seguidas do Vasco. Dessa forma, além de trabalhar o aspecto tático, a comissão técnica tem focado também no aspecto mental, buscando aumentar a moral do elenco. A recuperação da confiança é tratada como peça-chave no planejamento para o clássico com o Fluminense. Afinal de contas, o Tricolor vive um clima totalmente diferente, estando invicto há sete jogos.
Portanto, o descanso dos titulares na última rodada contra o Atlético, teve como objetivo não só o descanso físico, mas também o mental. A comissão técnica entende que não está faltando tantos ajustes táticos, mas sim concentração dentro das partidas. Agora, por se tratar de uma eliminatório o erro tem que ser praticamente zero.
Atenção redobrada com o sistema defensivo
Neste contexto, o aspecto defensivo recebeu ainda mais destaque. O elenco sabe que não pode cometer as falhas que vinham cometendo. Os adversários praticamente fizeram gols sem fazer tanta força, principalmente por erros de posicionamento e momentos de desatenção. Dessa forma, a solidez na marcação passou a ser prioridade. Competir e compactar são os verbos mais utilizados nos últimos treinos no CT Moacyr Barbosa.
Com esse cenário, a orientação interna é clara. Seriedade total e confiança para jogar. Os bons momentos da temporada mostram que o Vasco tem potencial para avançar, mas depende de ajustes imediatos que darão mais equilíbrio para a equipe. A torcida, por sua vez, fez a parte dela e será maioria no Maracanã. A expectativa é de reencontro com o seu melhor nível para manter vivo o sonho de voltar a ser campeão.
Fonte: Jogada 10
-
0 GB treinou na vaga de Rayan nesta terça (20); presença no clássico é incerta -
0 Rival: Flamengo fará reunião para decidir o time que joga contra o Vasco -
-
0 Expectativa é que Brenner responda o Vasco entre hoje (20) e amanhã (21) TOP -
0 ESPN: Vasco e Botafogo disputam por Cuiabano, porém esbarram em uma situação TOP -
0 eSports: Vasco enfrenta o GameHunters pela CCT S3 de CS2 hoje (20); horário -
0 Al-Wasl faz jogo duro para liberar Adryelson, especulado no Vasco, ao CSKA TOP -
0 Perto do Vasco, Hinestroza teve a 2ª maior nota na Libertadores 2025 TOP -
0 Basquete: Vasco enfrenta o Mogi nesta terça (20); informações 🏀 -
0 Lista dos jogadores colombianos na história do Vasco -
0 Assédio por Rayan é enorme e a promessa é chegar novas propostas essa semana TOP