Vasco, Santa Cruz... Lista mostra clubes que vivem jejum de Estaduais
Na fila desde 2016, Vasco e Santa Cruz também vivem jejum de finais estaduais. O Cruz-maltino não chega numa final de Campeonato Carioca desde 2019, enquanto no caso do Tricolor a ausência em decisões do Pernambucano é de 2020 até aqui.
Ambos, aliás, são semifinalistas e podem retornar para uma final estadual nesta temporada. Neste domingo, o Santa Cruz vai precisar reverter a desvantagem de 1 a 0 sofrida no primeiro jogo diante do Náutico, enquanto o Vasco faz partida de ida contra o Fluminense de olho em uma vaga na decisão.
O jejum de finais, no entanto, não é exclusividade da dupla. Há outros clubes campeões estaduais que vivem situação semelhante ou até pior. Confira abaixo em lista preparada pelo ge.
Santa Cruz
Segundo maior vencedor do Campeonato Pernambucano, com 29 conquistas, o Santa Cruz não chega na final do Estadual desde 2020, quando na ocasião perdeu para o Salgueiro nos pênaltis, após dois empates, e ficou com o vice.
O Tricolor, aliás, não sabe o que é vencer um título desde 2016, quando ganhou o Estadual em cima do rival Sport, na Ilha do Retiro.
Vasco
Terceiro maior campeão carioca, com 24 títulos, o Vasco não disputa uma decisão estadual desde 2019, quando na ocasião perdeu para o Flamengo e ficou com o vice.
O Cruz-maltino não ganha um título desde 2016, ano da conquista estadual diante do Botafogo.
Portuguesa
Tricampeã paulista, a tradicional Portuguesa não disputa uma final da primeira divisão estadual desde 1985. Na ocasião, a Lusa perdeu para o São Paulo e ficou com o vice.
Além da Portuguesa, campeã estadual pela última vez em 1973, Ituano (bicampeão), São Caetano e Bragantino também vivem jejum de finais no Paulistão.
Villa Nova-MG
Pentacampeão mineiro, sendo o quarto clube com mais títulos, atrás de Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG, o Villa Nova não disputa uma final desde 1997, quando perdeu para a Raposa na decisão.
O último título mineiro do clube foi conquistado em 1951.
Brasil de Pelotas
Primeiro campeão gaúcho, o Brasil de Pelotas não sabe o que é disputar uma final estadual desde 2018, quando foi vice do Grêmio. O clube teve momento de ascensão quando disputou cinco edições consecutivas da Série B: de 2016 até 2021.
O único título do Brasil de Pelotas, no entanto, foi conquistado em 1919, justamente na primeira edição do torneio estadual.
Ypiranga-BA
Decacampeão baiano, atrás em número de títulos apenas da dupla Ba-Vi, o Ypiranga não disputa uma final estadual desde 1960, quando na ocasião perdeu para o Bahia e ficou com o vice.
O último título baiano do Ypiranga foi em 1951, quando venceu o Vitória na decisão e levou a taça.
Paraná
Heptacampeão estadual, o Paraná não chega numa decisão do campeonato desde 2007, quando foi vice do Paranavaí.
O último título Paranaense conquistado pelo clube foi em 2006, derrotando o extinto ADAP (Campo Mourão) na decisão.
Ferroviário
Terceiro maior campeão estadual do Ceará, com nove títulos conquistados, o Ferroviário não vai para uma decisão desde 2017, quando foi vice do Vozão na decisão.
A última das nove taças erguidas pelo Ferroviário no Estadual foi em 1995, quando o clube levou a melhor sobre o Icasa e ficou com o título.
CSA
Maior campeão alagoano, com 40 títulos, o CSA não disputa uma final estadual desde 2021, quando venceu o rival CRB na decisão.
O jejum, aliás, pode aumentar. Isso porque, nas semifinais de 2026, o CSA perdeu por 2 a 0 para o CRB no primeiro jogo e precisará reverter a desvantagem.
Tuna Luso
Decacampeã paraense, a Tuna Luso não disputa uma final estadual desde 2021, quando perdeu para o Paysandu na decisão.
O último título da Tuna Luso, que só está atrás de Paysandu e Remo no número de taças, foi conquistado em 1988.
Figueirense
Segundo maior campeão catarinense, com 18 títulos conquistados, o Figueirense não disputa uma final desde 2018, justamente o ano da sua última taça estadual erguida.
Na ocasião, o Figueirense derrotou a Chapecoense e ficou com a taça.
Goiânia
Terceiro maior campeão goiano, com 17 títulos ao lado do Vila Nova, o Goiânia não disputa uma final desde 1984.
Na ocasião, o Goiânia foi derrotado diante do Vila Nova e ficou com o vice. O último título conquistado pelo clube foi em 1974, com a conquista sobre o Goiás.
Fonte: ge
-
0 Diretor do Del Valle fala do possível interesse do Vasco em Mercado; vídeo TOP -
0 Feminino Sub-20: Jogadoras do Vasco finalizam o aquecimento; fotos -
-
0 Feminino Sub-20: Assista a Vasco x Fluminense pela Copa Rio -
0 Rival: Santos inicia venda de ingressos para o jogo contra o Vasco 🎟️ -
5 Wallace Neguere: O motivo que fez o Coutinho não voltar para o banco; vídeo 💣 TOP -
0 Feminino Sub-20: Vasco escalado para enfrentar o Fluminense -
1 Evander, cria do Vasco, é um dos jogadores mais valiosos da MLS TOP -
0 União Cruzmaltina desfilou na madrugada deste sábado (21); assista -
0 Vasco é o clube que menos cedeu finalizações no gol no Brasileirão 🛡️ -
1 Como ficou o impedimento semiautomático testado pela CBF; vídeos