Vasco recebe família de ex-presidentes históricos do clube; vídeo
O Vasco da Gama recebeu, em São Januário, mais de 30 membros da família de Antonio da Silva Campos e Raul da Silva Campos, ex-presidentes do CRVG, para um tour no estádio e uma homenagem, com direito a camisas personalizadas e placas de agradecimento por tudo que fizeram.
Antonio e Raul foram irmãos que desempenharam papéis cruciais na história do Club de Regatas Vasco da Gama, cada um liderando a agremiação vascaína em períodos distintos e promovendo avanços significativos.
Antonio assumiu a presidência do Vasco da Gama em 1923, ano emblemático na trajetória do Clube. Sob sua liderança, o Cruzmaltino conquistou seu primeiro título do Campeonato Carioca de futebol, com uma equipe formada por jogadores das camadas populares, os chamados “Camisas Negras”. Assim, o Clube e seus atletas desafiaram uma estrutura racista e marcada pelo preconceito social, que eram as características do futebol do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Em 1924, face às pressões para excluir seus jogadores, o Clube, sob a influência de Antonio Campos e seu irmão Raul Campos, manteve uma posição inequívoca contra o racismo e o preconceito social, resultando na famosa “Resposta Histórica”. O histórico ofício foi redigido e assinado pelo presidente daquele ano, José Augusto Prestes, que materializou em papel os valores vascaínos de Respeito, Igualdade e Inclusão.
Antonio Campos retornou à presidência vascaína em 1939, ficando no posto até janeiro de 1942. Nessa volta ao comando do Gigante da Colina, ajudou o Vasco a conquistar o primeiro título internacional de sua história, o Torneio Luiz Aranha, em 1940.
Raul da Silva Campos foi presidente em 1915, quando agiu de forma hábil para incluir o futebol na agremiação vascaína. Voltou a comandar o Clube de 1926 a 1932. Durante a sua segunda passagem no comando do Vasco, liderou a construção do Estádio de São Januário. Inaugurado em 21 de abril de 1927, o estádio vascaíno tornou um símbolo da força e independência do Clube, e dos valores vascaíno clube.
Raul ainda consolidou as finanças e a estrutura administrativa do Vasco, preparando-o para desafios futuros e solidificando sua posição no cenário esportivo nacional. Em 1933, tornou-se o primeiro presidente de uma liga profissional de futebol na metrópole carioca, a Liga Carioca de Football. O dirigente vascaíno foi um dos principais líderes para o profissionalismo desse esporte que é uma verdadeira paixão nacional.
A dedicação dos irmãos Campos foi fundamental para moldar a identidade e os valores do Club de Regatas Vasco da Gama, deixando um legado de inclusão, resistência e pioneirismo.
Fonte: Canal oficial do Vasco associativo no Youtube: CRVG_TV
-
0 Vasco acerta a renovação de contrato com patrocinador -
0 Rayan e Paulinho irão participar de um projeto no dia 22/12 -
-
0 'Dedo' do Diniz na zaga vira trunfo do Vasco na decisão -
0 Aproveitamento de Diniz em finais no Maracanã gera esperança no torcedor -
0 Vasco divulga os ganhadores do Censo Cruzmaltino e agradece -
0 Vascaíno sairá do Amapá para assistir a final da Copa do Brasil; vídeo -
0 Coutinho não deseja jogar em outro clube e deve renovar após a final TOP -
0 Vasco chegou a conversar com a Betano? Eduardo Ferrari apura; vídeo 🚨 TOP -
0 Casa de aposta que o Vasco negocia deve pagar o dobro da Betfair 🤑 TOP -
0 Vôlei Sentado: MVP da competição, Diogo Rebouças fala sobre conquista