Vasco passa por reformulação significativa desde 2023 na competição
O Vasco se prepara para enfrentar o Palmeiras neste domingo, às 17h, em São Januário, pela semifinal da Copa do Brasil. O time precisa reverter a derrota por 1 a 0 sofrida no jogo de ida para avançar à final.
Nos últimos três anos, o Vasco passou por uma reformulação significativa. Apenas Léo Jardim e Paulo Henrique permanecem no time titular desde 2024. O setor defensivo ganhou reforços com a chegada de Robert Renan em 2025, que agora forma dupla com Gabriel. Puma Rodríguez segue como peça versátil no elenco.
No meio-campo, Lescano e Thiago Mendes assumiram protagonismo em 2026, substituindo Philippe Coutinho. Sosa agora atua ao lado de Thiago Mendes na proteção à defesa.
O ataque também passou por mudanças significativas. Pablo Vegetti, artilheiro em 2024 e 2025, deixou o clube. Atualmente, Bruno Duarte busca se firmar como goleador. Nas pontas, Andrés Gómez e Colidio são destaques da equipe.
Para seguir na competição e garantir vaga na Libertadores de 2027, o Vasco precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar diretamente à final. Uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis.
A evolução e a chegada de reforços alteraram o perfil do Vasco ao longo do triênio. Veja a comparação posição por posição:
| Posição | Semifinal 2024 | Semifinal 2025 | Semifinal 2026 |
| Goleiro | Léo Jardim | Léo Jardim | Léo Jardim |
| Lateral-direito | Paulo Henrique | Paulo Henrique | Paulo Henrique |
| Zagueiro | João Victor | Cuesta | Gabriel |
| Zagueiro | Léo Pelé | Robert Renan | Robert Renan |
| Lateral-esquerdo | Lucas Piton | Puma Rodríguez (improvisado) | Cuiabano |
| Volante | Hugo Moura | Barros | Sosa |
| Volante | Mateus Carvalho | Thiago Mendes | Thiago Mendes |
| Meia | Coutinho | Coutinho | Lescano |
| Ponta | Puma Rodríguez (improvisado) | Andrés Gómez | Andrés Gómez |
| Ponta | Emerson Rodríguez | Nuno | Colidio |
| Centroavante | Vegetti | Rayan | Bruno Duarte |
Fonte: SuperVasco
-
0 Cria esclarece sobre proposta do rival e reafirma vínculo com o Vasco TOP -
0 Futsal Sub-08: Assista a Vasco x Ascaer, válido pelas oitavas do Estadual -
-
0 Vasco teria demonstrado interesse em zagueiro que já foi da Seleção TOP -
0 Sub-20: Vasco empata com o Flamengo no 1° jogo da semifinal do Carioca -
0 Base: Jogos passam por problema técnico no estádio Nivaldo Pereira -
0 Sub-17: Assista a Vasco x Botafogo, válido pela Copa Rio -
0 Elenco intensifica cobranças de pênaltis no CT -
0 Chapecoense x Vasco não deve sofrer alterações; aeroporto foi reaberto -
0 Vasco passa por reformulação significativa desde 2023 na competição TOP -
0 Retrospecto do Vasco nos últimos jogos em casa é muito bom