Vasco é ultrapassado pelo Santos em número de sócios após chegada de Neymar

O Santos comemora o efeito Neymar e um dos primeiros reflexos é a alta procura por ingressos e pelo programa de sócio-torcedor. Após o anúncio do retorno do craque, a equipe da Vila Belmiro saiu de 48 mil inscritos no plano Sócio Rei para quase 71 mil, o que faz a equipe subir três posições no ranking e encostar no Botafogo e no Flamengo, mas ainda ficar longe do topo.

Em 2024, o número de associados já havia aumentado. Embora tenha disputado apenas duas competições em 2024, o Campeonato Paulista e a Série B, o Santos registrou o seu melhor desempenho histórico com o Sócio Rei. De acordo com o relatório anual do programa, o clube obteve um faturamento de R$ 20,9 milhões na temporada anterior, o que representa um crescimento de 42% em relação a 2023, como comemora o presidente Marcelo Teixeira.

"Em 2024, nós já havíamos quebrado recorde com Sócio Rei e vimos o faturamento crescer em 42%, mesmo disputando apenas duas competições. Agora, estamos empenhados em fazer com que a volta de Neymar Jr gere ainda mais impactos positivos, tanto no aspecto esportivo quanto financeiro", afirma Marcelo Teixeira, presidente do Santos.

A coluna fez o levantamento do número de sócios-torcedores dos principais times do país e conseguiu o dado de quase todos eles. Praticamente todos colocam publicamente em seus sites o número de inscritos, com exceção de Corinthians, Bahia, Flamengo e Inter.

Vale destacar que há uma divergência de critérios para contabilizar um sócio. Alguns clubes tiram da conta o torcedor que deixa de pagar três mensalidades, enquanto outros só fazem isso após nove meses. Todos eles alegam que o começo do ano registra queda de cadastrados por causa das férias de fim de ano.

O líder é o Palmeiras, mas ele também tem uma particularidade. A equipe chegou a bater 200 mil inscritos e caiu para 182 mil neste mês e registrou esse boom graças ao programa do Palmeiras Pay, que dá meses grátis para o cliente de acordo com o plano adquirido no sistema bancário.

O Internacional diz ter 145 mil sócios-torcedores, mas segundo soube a coluna, pouco mais de 106 mil deles estão realmente adimplentes. Situação semelhante à do Flamengo, que tem uma base de dados de 300 mil cadastrados, mas com pouco menos de 80 mil com as contas em dia.

O Corinthians não fala publicamente do assunto desde março do ano passado, quando o número era de 43 mil torcedores com as contas em dia. De maneira extraoficial, pessoas ligadas à diretoria corintiana disseram que o número registrado em novembro de 2024 foi de quase 90 mil. O Bahia também não coloca publicamente o seu número, mas diz ter 70 mil associados.

Confira o ranking dos times que falam publicamente seu número de inscritos:

1º Palmeiras - 182.685
2º Atlético-MG - 107.106
3º Grêmio - 98.061
4º Cruzeiro - 85.855
5º Botafogo 74.181
6º Santos - 70.847
7º São Paulo - 56.968
8º Vasco - 55.254
9º Fluminense - 45.526
10º Fortaleza - 41.958
11º Ceará - 40.054

Os times abaixo não publicam oficialmente o número no seu site

Fonte: Danilo Lavieri - UOL

Mais Recentes