Vasco, Bahia e Cruzeiro brigam pelo mesmo objetivo pelo 3º ano consecutivo
A reta final do Brasileirão coloca Bahia, Cruzeiro e Vasco em uma disputa direta pelo mesmo objetivo pelo terceiro ano consecutivo. Juntos, os clubes comemoraram o acesso para a elite, em 2022, e a permanência na Primeira Divisão no ano passado. Agora, brigam por vaga na Libertadores do ano que vem.
Festa pelo acesso
Bahia, Cruzeiro e Vasco disputaram a Série B em 2022 e subiram juntos para a Primeira Divisão. A Raposa fez grande campanha, sendo a campeã com mais rodadas de antecedência e terminou o certame com 78 pontos.
Já o Bahia subiu apenas na última rodada, em terceiro lugar, com 62 pontos, enquanto o Vasco também fechou o G-4 no último jogo e com a mesma pontuação, mas com saldo de gols inferior.
Alívio com a permanência
Recém-promovidos à elite do Campeonato Brasileiro, os três clubes tiveram dificuldades ao longo da disputa em 2023 e sofreram para carimbar o passaporte de permanência na competição.
A briga contra o rebaixamento terminou na penúltima rodada para o Cruzeiro, que fechou o campeonato em 14º lugar, com 47 pontos, e confirmou vaga na Copa Sul-Americana.
Já Bahia e Vasco precisaram da última rodada para soltar o grito de alívio. O Cruz-Maltino derrotou o Bragantino, enquanto o Tricolor goleou o Atlético-MG e comemorou a permanência na Primeira Divisão por causa de derrota do Santos.
Projeto Libertadores
Nesta nova disputa entre as equipes, quem vive situação mais confortável no Brasileiro é o Bahia. O Tricolor está na sétima posição, com 46 pontos. Já o Cruzeiro vem logo atrás, com dois pontos a menos, enquanto o Vasco aparece em nono lugar, com 43.
Dos três, o único que briga em duas frentes é o Cruzeiro, que garantiu vaga na final da Sul-Americana e terá como adversário o Racing. A decisão está marcada para o dia 23 de novembro, no estádio La Nueva Olla, no Paraguai. Se conquistar o título continental, a Raposa garante vaga na Libertadores de 2025.
Todas as três equipes podem ter o caminho facilitado para disputa da principal competição internacional do continente com a abertura de novas vagas, em razão das finais da Copa do Brasil, Libertadores e da própria Sul-Americana com o Cruzeiro .
Veja cenários que podem acontecer:
G-7: Qualquer dos campeões das Libertadores (Atlético-MG x Botafogo) e da Copa do Brasil (Atlético-MG x Flamengo), desde que Botafogo e Flamengo se mantenham entre os seis primeiros colocados;
G-8: Flamengo campeão da Copa do Brasil e Botafogo campeão da Copa Libertadores, desde que se mantenham entre os oito primeiros colocados;
G-9: Flamengo campeão da Copa do Brasil, Botafogo campeão da Copa Libertadores e Cruzeiro campeão da Sul-Americana, desde que a Raposa se mantenha no G-9.
Próximos desafios
Mas a prudência pede que Bahia, Cruzeiro e Vasco façam a sua parte no Campeonato Brasileiro para que não dependam dos resultados de outras competições. Como próximo adversário na Série A, o Cruz-Maltino tem clássico contra o Botafogo, às 21h30 desta terça-feira. No mesmo dia e horário, o Tricolor recebe o São Paulo.
Já o Cruzeiro vai a campo nesta quarta, às 21h (de Brasília), contra o Flamengo, no Mineirão. As três partidas, aliás, envolvem clubes do G-10 do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge
-
0 De férias no Brasil, Evander tem negociação frustrada e quer voltar ao país -
0 Os motivos que fizeram a gestão optar pelo regime de recuperação judicial -
-
0 Carille terá algumas missões no Vasco -
0 Felipe vive reviravoltas e fala do misto de sentimentos no Vasco -
0 Pedrinho é essencial no acordo da Nike com o Vasco; bastidores da negociação -
0 Ricardo Graça declara amor ao Vasco: 'Passei metade da minha vida' -
0 Ficha, enquete e vídeos de Manuel Lanzini, especulado no Vasco -
0 Notícias sobre o Vasco: 25 de dezembro de 2024 -
0 RTI: Manuel Lanzini é oferecido ao Vasco TOP -
0 Ricardo Graça relembra convivência com Castán; vídeo