Souza deve ganhar mais uma oportunidade na defesa
Souza atuou do início ao fim no empate em 0 a 0 contra o Bangu nesta quinta-feira, em São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Esta foi a primeira vez que ele completou um jogo inteiro em seu retorno ao Vasco. Desta vez, o volante foi utilizado de zagueiro durante toda a partida, em função a qual o jogador já havia pedido para atuar no clube.
Em dezembro de 2024, Souza revelou que havia conversado com Rafael Paiva, ex-técnico do clube, e pedido para atuar como zagueiro. Segundo o atleta, ele treinou nos últimos dois meses nesta função, mas não recebeu oportunidades.
— Estou há mais de dois meses treinando na zaga. Conversei com Paiva na época que poderia ajudar bem mais ali como central pela minha saída de bola, ainda tenho velocidade, sou alto, tenho impulsão — disse Souza no dia 10 de dezembro de 2024.
Nesta quinta-feira, Souza não só recebeu sua primeira oportunidade no Vasco como zagueiro, mas também fez a primeira partida completa, começando como titular e terminando sem ser substituído. Até então, nos cinco jogos que Souza havia atuado pelo clube, somente em um ele havia sido titular — contra o Bragantino, no segundo turno do Brasileirão do ano passado. Na ocasião, ele saiu no intervalo do jogo. Ao todo, foram apenas 126 minutos em campo em toda a temporada 2024.
Souza se reapresentou antes do grupo principal voltar às atividades da pré-temporada e recebeu oportunidade nesta quinta-feira, após uma conversa entre Ramon Lima, técnico do Sub-20 que comanda o Vasco nas primeiras rodadas do Carioca, e Fábio Carille, novo treinador do clube. Ficou decidido que a equipe precisava dar minutagem a alguns jogadores, e Souza estava entre eles.
Como Lyncon foi cedido pelo grupo que disputava as primeiras rodadas do Carioca para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior na quarta, na vitória do Vasco contra o Ceará, Souza foi titular contra o Bangu e teve atuação correta. Lyncon seguirá com o time da Copinha até o fim de semana, então o volante de 35 anos deve ganhar mais uma oportunidade na defesa.
Souza busca um recomeço no Vasco. Contratado no meio do ano passado, o jogador só atuou em cinco partidas em 2024 e conviveu com períodos em que sequer era relacionado para as partidas. A expulsão no jogo contra o Juventude marcou a última partida do volante na temporada.
Em entrevista em dezembro de 2024, Souza disse que sofreu com a adaptação, depois de um período longe do Brasil e de recuperação de uma lesão que o afetou. Ele disse que já atuou como zagueiro na carreira e que em 2025 as coisas serão melhores.
— Já joguei na Turquia alguns jogos de zagueiro, mas não queria, porque tinha uma condição física que podia correr para todos os lados, queria fazer gol. Mas hoje, olhando para a minha condição atual, acho que poderia ajudar o clube muito bem nessa posição. Fisicamente estou muito melhor do que quando cheguei. Depois de cirurgia não é fácil, mas estou melhor e em 2025 as coisas serão melhores, tanto para o Souza quanto para o Vasco.
Souza terá mais uma oportunidade para mostrar o seu valor em uma nova função. O Vasco volta a campo no domingo, às 19h, contra o Boavista, em Bacaxá. A partida é válida pela 3ª rodada do Campeonato Carioca.
Fonte: ge
-
0 Números de Jair em Vasco 0 x 0 Bangu -
0 Copinha 2025: Zuccarello marca um golaço diante do Flamengo-SP; vídeo -
-
0 Feminino: Vasco treinou nesta sexta-feira (17); imagens -
0 Futsal: Mateus Marques e Passoli são anunciados pelo Vasco -
0 Emissoras que transmitirão Boavista x Vasco -
0 Copinha 2025: As comemorações de Zuccarello e Alegria; fotos -
0 Copinha 2025: Vasco vai vencendo o Flamengo-SP -
0 X do Cariocão destaca a terceira rodada da competição -
0 Sub-20: Jogadores aquecem para o confronto diante do Flamengo-SP -
0 Futsal: Vasco anuncia pivô e ala para a temporada 2025