São Januário receberá evento nesta terça-feira (19/05)
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data e que também serve de mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus. Os museus e demais instituições de memória são convidados a participarem dessa temporada cultural, organizando seus próprios eventos.
Em 2026, a 24a Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus: unindo um mundo dividido”. Unir um mundo dividido exige mais do que boas intenções. Exige revisão de estruturas, atualização de metodologias, democratização de processos decisórios e ampliação efetiva da participação social. Isso não significa eliminar conflitos ou homogeneizar experiências. Significa criar condições institucionais e simbólicas para que diferenças coexistam com dignidade, reconhecimento e corresponsabilidade. Significa afirmar o museu como território de direitos e de participação social, onde a memória se converte em instrumento de aprendizado coletivo e de construção compartilhada de futuros mais equitativos.
Inspirado nesse tema, o Museu Vasco da Gama (MVG) organizará um seminário intitulado
“O Museu Vasco da Gama unindo um mundo dividido”
📅 19 de maio
⏰ Programação:
🔹 Credenciamento — 8h30 às 9h30
🔹 Conferência de Abertura — 9h40 às 9h55
🗣️ Mesa - redonda 1
“Construindo um museu em um mundo dividido”
⏰ 10h00 às 11h20
🗣️ Mesa - redonda 2
“Como o Museu Vasco da Gama pode ser um agente de união em nossa sociedade?”
⏰ 11h20 às 13h30
📍 Museu Vasco da Gama
O encontro contará com debates sobre a institucionalização do Museu Vasco da Gama e o papel dos museus como agentes de união, memória e participação social.
Fonte: Instagram Museu Vasco da Gama
-
0 SAF: O andamento das atuais ações para derrubar decisão que afastou Pedrinho -
0 Notícias sobre o Vasco: 02 de julho de 2026 -
1 Atenção Vascaínos fala sobre busca por técnico, saída de juíza e mais TOP -
0 Empresário de Seabra estaria disposto a pagar parte da multa do técnico TOP -
3 Adriana Campos Conrado Zamponi é nova interventora da Vasco SAF TOP -
1 Juíza Simone Gastesi Chevrand julgará pedidos de reconsideração da SAF TOP -
5 Juíza se declara suspeita e pede para deixar caso Vasco SAF TOP -
0 Justiça homologa renúncia da interventora da SAF do Vasco TOP -
0 Vasco segue trabalhando para fechar a contratação de Nelson Deossa TOP -
0 Feminino: Fotos do treino de hoje (02/07)