Relembre a parceria entre Ramón Díaz e Cuéllar, alvo do Vasco

Alvo do Vasco no mercado, o volante colombiano Gustavo Cuéllar é um desejo especial do técnico Ramón Díaz. Em busca de um primeiro volante, em posição em que o elenco conta apenas com Zé Gabriel, o cruz-maltino tenta se aproximar do meia de 31 anos, que tem contrato com o Al-Shabab, da Arábia Saudita, até junho de 2026.

Cuéllar foi um homem de confiança de Ramón Díaz no Al-Hilal, entre 2022 e 2023. Juntos, conquistaram a Liga Saudita na temporada 2021/22, segunda passagem do treinador pelo clube. Cuéllar chegou a Riad em agosto de 2019, vendido pelo Flamengo.

No período em que trabalharam juntos, o colombiano tinha muito prestígio com o treinador. Foram 41 partidas, todas como titular, por liga, Champions da Ásia, Mundial de Clubes e Supercopa. Cuéllar atuava, em média 85, minutos por jogo.

— Cuellar é um jogador de personalidade. Jogador de seleção. Trabalhamos com ele e sabemos o que ele pode dar. Tomara que venha para o Vasco. É um grande profissional, uma pessoa extraordinária, mas não depende de nós — disse ao ge, na quinta-feira, o filho e auxiliar de Ramón, Emiliano Díaz.

O colombiano é um primeiro volante, defensivo, de origem. Pode atuar mais recuado, buscando a bola na defesa e distribuindo na saída e até se projetar ao ataque, quando necessário. Foi com essa movimentação e polivalência que atuou com Ramón e que segue atuando na Arábia Saudita, agora no Al-Shabab.

Na atual temporada da Liga Saudita, tem 17 jogos, todos como titular, 89 minutos em média por jogo. Sua taxa de acerto de passes é de 92%, sendo 89% no campo do adversário, segundo o Sofascore. O volante também tem ótimos números defensivos, com 1,9 interceptações e 3,8 desarmes por jogo.

Fonte: Agência O Globo

Mais Recentes