Rayan foi campeão sul-americano Sub-17 e agora almeja o título no Sub-20

Rayan e Ricardo se reencontram na Seleção Brasileira com o objetivo de, novamente juntos, conquistar o Sul-Americano. Em 2023, os atacantes se sagraram campeões da edição Sub-17 da competição e querem voltar a levantar a taça, agora na categoria Sub-20.

A dupla foi uma das opções de ataque escolhidas por Phelipe Leal para o torneio. Rayan, do Vasco, foi um dos artilheiros, com cinco gols, empatado com o também brasileiro Kauã Elias e com o argentino Claudio Echeverri. Já Ricardo, do Internacional, atuou em cinco partidas e balançou as redes uma vez.

"Foi uma conquista muito especial para mim, jogar o Sul-Americano foi uma experiência muito boa. Estou muito feliz agora por estar participando pela Sub-20. Como na Sub-17, eu busco ser campeão também pela Sub-20. Se Deus quiser, vamos em busca disso", disse Rayan.

"Lembro de muitas coisas boas, é uma coisa maravilhosa ser campeão, ainda mais pela Seleção Brasileira, com cada pessoa colocando seu nome na história da Seleção. Foi muito boa essa sensação de ter (conquistado) com a Sub-17, e espero tê-la com a Sub-20 também", afirmou Ricardo.

Amizade fora de campo

Foto: VascoTV, Reprodução/YouTube
Rayan

Rayan e Ricardo, ambos com 18 anos, são velhos amigos. Cariocas, eles se conhecem desde quando eram adversários em jogos pelas categorias de base: Rayan, pelo Vasco, e Ricardo, pela Ferroviária-SP e, depois, pelo Internacional. No momento, a dupla se enfrenta pelos times profissionais do Cruzmaltino e do Colorado.

"Somos muito parceiros. Desde quando vim para a minha primeira convocação, ele me abraçou, sempre me tratou de igual para igual. Estar com ele é uma inspiração", explicou Ricardo.

"Nossa relação é muito boa, a gente se conhece desde os 15 anos jogando pelos clubes. Eu pelo Vasco e ele pelo Inter e Ferroviária. A gente se conhece muito bem, e somos muito amigos. Como fomos campeões pela Sub-17, a gente pensa também em ser campeão pela Sub-20", comentou Rayan.

Trajetórias diferentes para o SUL-AMERICANO

Durante o ciclo rumo ao Sul-Americano, Rayan esteve presente em duas preparações de Ramon Menezes. Em setembro, o jogador vascaíno teve a oportunidade de jogar duas vezes em São Januário contra o México, seleção atual campeã da Concacaf Sub-20, e fez jus ao chamado do treinador: marcou dois gols e foi decisivo para a Amarelinha. Em novembro, ele anotou um tento no jogo-treino com o Fluminense e dois contra o Vasco.

"Foi um momento muito especial para mim, eu estava jogando na minha casa, estou no Vasco desde os meus 6 anos de idade e morava ali do lado da Barreira do Vasco. Foi um sonho realizado para mim estar fazendo um gol no Vasco pela Seleção Brasileira", lembra Rayan.

Ricardo, por sua vez, foi chamado para a convocação de novembro, e os quatro gols contra o Fluminense, o tento diante do Boavista-RJ e mais dois sobre o Vasco não passaram despercebidos. Em 2024, o atacante nascido em Nova Iguaçu (RJ), de 1,92m, viveu seu primeiro ano no elenco profissional do Colorado.

"A gente vem trabalhando muito, principalmente a parte do ataque, temos que estar sempre preparados para fazer o gol. Nos jogos que tive oportunidade, pude aproveitar bem e ser feliz de ter feito os gols", comemora Ricardo.

Proximidade da estreia

A Seleção Brasileira estreia no Sul-Americano Sub-20 contra a Argentina, na próxima sexta-feira (24), às 20h30 (de Brasília), no estádio Misael Delgado, em Venezuela. A quatro dias de entrarem em campo, Rayan e Ricardo mostraram confiança na preparação da Amarelinha para a competição.

"Nosso time está muito aguerrido e unido, com a cabeça boa. O primeiro desafio é contra a Argentina, então a gente está muito focado, tenho certeza de que vai dar tudo certo", ressaltou Rayan.

"Para ter uma competição boa, temos que estar leves e felizes, e sei que todos estão. Vamos dar o nosso melhor, foi uma preparação muito boa, que vem nos ajudando muito nos (aspectos) coletivo e individual", frisou Ricardo.

Fonte: CBF

Mais Recentes