Ranking dos reservas com mais participações em gols na Série A

Oscar Estupiñán saiu do banco de reservas, na última quarta-feira, para anotar um gol e decidir a vitória do Bahia sobre o Vasco, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, para torcedor tricolor, o roteiro já é bem conhecido. De acordo com levantamento do Espião Estatístico do ge, a equipe baiana lidera a Série A em gols e participações em gols de jogadores que saíram do banco de reservas.

Vice-líder do Brasileirão, o Bahia anotou nove dos seus 20 gols (45%) com jogadores vindo do banco de reservas. A equipe lidera esta estatística, assim como em participações diretas em gols dos "bancários", com 15 até aqui.

Importante lembrar que os números só levam em consideração os jogadores que deixaram o banco de reservas durante uma partida e participaram em gols. Atualmente, este mesmo atleta pode ser titular de uma equipe. É o caso de Everaldo, titular do Bahia, por exemplo, que já anotou um gol ao entrar em uma partida no segundo tempo.

O segundo lugar em participações em gols dos reservas é de Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro tem seis gols e uma assistência, enquanto o Fogão aparece com três bolas na rede e quatro passes para gols.

Participação em gols dos reservas

Clube Gols Assistências Participações
Bahia 9 6 15
Flamengo 6 1 7
Botafogo 3 4 7
Atlético-MG 4 2 6
Cruzeiro 3 3 6
São Paulo 4 2 6
Criciúma 2 4 6
Bragantino 2 3 5
Athletico-PR 3 2 5
Juventude 2 3 5
Palmeiras 4 1 5
Internacional 2 2 4
Cuiabá 2 2 4
Vitória 3 1 4
Fortaleza 1 2 3
Vasco 1 2 3
Atlético-GO 2 0 2
Corinthians 1 1 2
Fluminense 1 1 2
Grêmio 2 0 2

Por outro lado, Atlético-GO, Corinthians, Fluminense e Grêmio são as equipes com menos participação em gols dos reservas na Série A, com apenas duas até aqui. Vale lembrar que nem todas as equipes têm o mesmo número de jogos, já que Grêmio e Internacional tiveram algumas partidas adiadas em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.

O Vitória também começou a rodada mal posicionado nesta tabela, mas a assistência de Zé Hugo para o gol marcado por Janderson contra o Fluminense, na última quinta-feira, melhorou o cenário para o Rubro-Negro. Os dois jogadores envolvidos no gol que garantiu três pontos em pleno Maracanã saíram do banco de reservas.

Ranking por atletas

Não por acaso, Biel e Estupiñán, do Bahia, são os jogadores com mais participações em gols no Campeonato Brasileiro após saírem do banco de reservas. O primeiro anotou três gols e deu três assistências, enquanto o segundo balançou as redes três vezes e ainda foi garçom uma vez.

- O time não só são os onze que começam. São todos. Mesmo no trabalho na semana todos são importantes para o treino, intensidade, e obviamente sempre estamos preparados para somar, seja o tempo que for. Um trabalho que vem sendo feito na semana, com o Rogério, valorizando todos. Somos importantes porque podemos decidir o jogo - disse Oscar Estupiñán após a última partida do Bahia.

O terceiro lugar é de Vitinho, do Bragantino, e Luiz Araújo, do Flamengo, com três participações diretas em gols até aqui.

Reservas com mais participações em gols

Clube Atleta Gols Assistências Participações
Bahia Biel 3 3 6
Bahia Oscar Estupiñán 3 1 4
Bragantino Vitinho 1 2 3
Flamengo Luiz Araújo 3 0 3
Atlético-MG Vargas 2 0 2
Atlético-MG Palacios 1 1 2
Bahia Ademir 1 1 2
Botafogo Diego Hernández 0 2 2
Cruzeiro Barreal 0 2 2
Internacional Wesley 2 0 2
São Paulo Ferreira 2 0 2

Mas há muito tempo ainda para quem está mal começar a se destacar e que está em alta melhorar os números. A 13ª rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado e se encerra no domingo.

Fonte: ge

Mais Recentes