Qual dupla de zaga deve ser utilizada por Rafael Paiva? Veja análise

O Vasco chegou no último trimestre de 2024 ainda com problemas e dúvidas no setor defensivo. Na semifinal da Copa do Brasil e no meio da tabela do Campeonato Brasileiro, o técnico Rafael Paiva ainda parece buscar a formação ideal para a dupla de zaga, cujos principais nomes são João Victor, Léo e Maicon.

E qual seria a melhor combinação entre os nomes mais utilizados? A Trivela ajuda a analisar.

Desde o começo da temporada, o Vasco, com diferentes técnicos, testou mais de dez formações distintas no setor defensivo. Mas três duplas se destacaram e tiveram mais minutos em campo:

Somadas, estas três duplas representam 75% do total de minutos do Vasco na temporada, sem contabilizar os acréscimos.

Foto: Reprodução/Trivela

E a dupla Léo e Maicon é, disparada, a que teve mais minutos em campo, seja como titular ou por mudanças durante as partidas. Léo e Maicon estiveram juntos em campo em 26 oportunidades.

No entanto, esta também é a dupla com a pior média de gols sofridos entre as três principais opções do técnico Rafael Paiva. Com Léo e Maicon, o Vasco sofreu 1,2 gols por vez em que estiveram juntos em campo. Dos 62 gols sofridos pelo Vasco em 2024, 32 foram com a dupla atuando.

Com João Victor em campo, seja ao lado de Léo ou de Maicon, a média de gols sofridos pelo Vasco diminui. O zagueiro, no entanto, é o que menos atuou entre os três. João Victor tem 26 jogos na temporada. Com ele em campo, o Cruz-Maltino perdeu apenas seis vezes.

Foto: reprodução/trivela

No total, o Vasco sofreu oito gols com João Victor e Léo em campo, e outros seis gols com João Victor e Maicon. Vale ressaltar ainda que João Victor e Maicon atuaram juntos apenas em seis ocasiões, e nenhuma delas pelo Campeonato Carioca, que poderia inflar os números.

Rafael Paiva não descarta mudança na zaga

Na última quarta-feira, após a derrota do Vasco para o Atlético-MG, na Arena MRV, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o técnico Rafael Paiva comentou sobre as escolhas para a dupla de zaga.

Naquela partida, Léo, que foi titular ao lado de Maicon, falhou em um dos gols do Galo e voltou a ser criticado pela torcida vascaína.

Neste sábado (5), o Vasco volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, contra o Juventude, às 21h (horário de Brasília), em São Januário. E Paiva, apesar de elogiar Léo, não descartou mudanças na dupla de zaga.

– Na minha opinião, a gente conseguiu resgatar nossas duplas de zaga. Acho que eles vinham de bons jogos, essa era uma dúvida que a gente tinha, cada um com a sua particularidade, o Léo vinha de bons jogos, é um zagueiro canhoto. Isso faz diferença, do que você jogar com dois destros, mas eu sempre falei: eu acho que a gente tem três zagueiros ali que estão numa disputa aberta. Para esse jogo também era e a gente optou pelo Maicon e pelo Léo. Agora os próximos jogos a gente tem que ver – afirmou Rafael Paiva.

Como o técnico do Vasco citou, Léo tem a “vantagem” de ser o único canhoto entre os principais zagueiros do Vasco. Assim, Rafael Paiva dá preferência por ele para tentar melhorar a saída de bola e o time não ficar “torto” com dois zagueiros destros.

Contra João Victor pesam o alto número de cartões levados e os problemas físicos que teve durante a temporada. Mas as seguidas falhas de Léo e os bons números de João Victor, como apontou o levantamento feito pela Trivela, podem forçar uma mudança para esta reta final da temporada.

Fonte: Trivela

Mais Recentes