Prioridade do Vasco por zagueiro e como está a busca por 'xerife' no mercado

O Vasco começa a temporada de 2025 com uma meta definida: a contratação de um zagueiro com status de titular. Setor mais criticado dos últimos dois anos, a defesa da equipe sofreu ao longo de 2023 e 2024 e passa por uma reformulação definitiva antes da chegada do técnico Fábio Carille, conhecido por montar bons sistemas defensivos.

Na temporada passada, os zagueiros com mais partidas pelo Vasco foram Léo (49 jogos) e Maicon (39 jogos), que deixam o clube em 2025. Léo já foi anunciado como reforço do Athletico Paranaense, enquanto Maicon tem acerto encaminhado com o Coritiba por empréstimo.

Rojas também deixou o clube no fim de 2024, e Capasso não faz parte dos planos para a temporada. O Vasco deseja vender o zagueiro argentino. Desta forma, o único zagueiro restante é João Victor, que terminou a temporada passada como titular.

Por isso, o clube foi ao mercado em dezembro e tem acerto encaminhado com dois zagueiros: Lucas Oliveira, ex-Cruzeiro, e Lucas Freitas, ex-Juventude. Oliveira é jogador de confiança de Pedrinho e Felipe, que o conhecem desde o Tigres, do Rio de Janeiro, quando trabalharam com o atleta. Os dois defensores chegam a São Januário de graça.

O Vasco usará Lyncon e Luiz Gustavo no Campeonato Carioca para testar os jovens jogadores. A competição servirá como laboratório para o restante da temporada no profissional. Quem se destacar, deve ser integrado ao time principal ao longo da temporada.

Busca por "xerife" segue

O Vasco entende que ainda é preciso um zagueiro que chegue a São Januário com status de titular. A direção busca um defensor experiente, que resolva a carência do clube no setor, que dura há algumas temporadas. O alvo neste perfil é Balbuena.

A negociação por Balbuena está em andamento, e ele é prioridade neste momento. O clube tenta a contratação do paraguaio junto ao Dínamo de Moscou, da Rússia. O zagueiro foi campeão brasileiro com Fábio Carille, novo técnico do clube.

Maurício Lemos foi alvo do Vasco no meio da temporada e voltou à pauta da direção no início de 2025. O objetivo é ter a liberação do jogador que perdeu espaço no Atlético-MG. Ambos preenchem requisitos que agradam à diretoria: zagueiros experientes e com carreira no futebol brasileiro.

O Vasco também procurou o zagueiro Pedro Henrique, do Bragantino, mas o ge apurou com fontes ligadas ao time da Red Bull que o clube não tem interesse em negociar o defensor.

O clube não descarta a possibilidade de contratar dois zagueiros, além de Lucas Freitas e Lucas Oliveira, já acertados. A ideia principal é trazer um com status de titular absoluto. Se for possível, outro para brigar por titularidade. Por isso as conversas com Balbuena e Maurício Lemos ocorrem de maneira simultânea.

Defesa será foco de Carille

O treinador Fábio Carille é conhecido por montar bons sistemas defensivos, e este será um ponto focal do início do trabalho do novo técnico do Vasco.

Carille preenchia dois dos principais perfis que a diretoria busca no mercado: um treinador com experiência no futebol brasileiro e com estabilidade em clubes. O Vasco entendia que não podia apostar em figuras que conhecessem pouco o futebol no Brasil.

Na visão do departamento de futebol, o técnico também traz um equilíbrio defensivo para suas equipes, uma das principais deficiências do Vasco nos últimos anos. No Brasileirão de 2024, o time teve a quarta pior defesa da competição.

Fonte: ge

Mais Recentes