Por que acreditar que Vasco chegará na final da Copa do Brasil? Veja motivos

O Vasco encaminha a reta final de sua temporada neste sábado (19), a partir das 18h30 (de Brasília), em duelo decisivo diante do Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, em São Januário. Após derrota por 2 a 1 no jogo de ida disputado na Arena MRV, a equipe comandada pelo técnico Rafael Paiva precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão à disputa de pênaltis.

Apesar da desvantagem no placar agregado, o Vasco possui alguns motivos importantes para acreditar que conseguirá a classificação diante do Atlético-MG. O 90min separa, a seguir, os principais fatores que podem explicar o sentimento de confiança do torcedor e do elenco.

Elenco atual está acostumado à lidar com pressão na Copa do Brasil

Em fases anteriores da competição, o Vasco lidou com momentos de forte pressão e grande adversidade para conseguir confirmar sua vaga. Nos empates diante de Água Santa e Fortaleza, as classificações ocorreram apenas nas decisões por pênaltis. Enquanto isso, no duelo contra o Atlético-GO a vaga veio com 2 a 1 no agregado.

Nas quartas de final, diante do Athletico-PR, o Cruzmaltino ficou em desvantagem numérica no primeiro tempo do jogo de volta após a expulsão de Rayan, mas suportou a pressão na Ligga Arena para segurar o empate e avançar nas penalidades. Ou seja, é um time acostumado a lidar com situações de pressão na atual Copa do Brasil e demonstrou que consegue reverter quando está em condições adversas.

Encaixes individuais: a chave para superar o Atlético-MG taticamente

Apesar da derrota no jogo de ida, marcado principalmente por falhas individuais, o Vasco conseguiu encontrar explorar o sistema defensivo de Gabriel Milito com duelos individuais. Desta forma encontrou o gol em Belo Horizonte (MG) depois que Gustavo Scarpa foi desarmado e Coutinho recebeu com espaço para abrir o placar.

Diferentemente do que aconteceu na capital mineira, o time não permitirá que o Galo se instale no campo ofensivo antes de construir uma confortável vantagem. No momento quando as linhas ficaram muito recuadas após o gol, a equipe carioca sofreu com a dupla Hulk e Paulinho, ambos com muita liberdade para executar diversos cruzamentos na área.

Sintonia total entre elenco e torcida no Caldeirão

Outro fator determinante é a confiança dos vascaínos, que abraçou o projeto do ex-jogador e atual presidente Pedrinho e está dando suporte ao novato Rafael Paiva. O maior exemplo disso é o treino aberto desta sexta-feira (18), criando um ambiente pré-jogo de forte pressão contra o adversário para demonstrar apoio ao elenco antes da decisão.

Fonte: 90 min

Mais Recentes