Os motivos que fizeram o Vasco não mandar mais jogos no Maracanã em 2025
Em abril, em meio à incerteza sobre onde seria realizado o clássico contra o Flamengo, Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco, revelou em entrevista exclusiva ao "Troca de Passes" que o clube havia fechado um acordo com o consórcio do Maracanã para mandar até oito jogos no estádio entre 2025 e 2026.
O acordo fechado entre o clube e o consórcio administrado pela dupla Flamengo e Fluminense não leva em conta os clássicos. Sete meses depois e com o fim da temporada se aproximando, o Vasco não levou nenhum jogo para o Maracanã. Por quê?
Na ocasião, o Vasco fazia barulho porque batia o pé para mandar em São Januário o clássico contra o Flamengo, válido pela quinta rodada do Brasileirão. Carlos Amodeo, na entrevista, encerrou as especulações e informou que o jogo seria no Maracanã. Mas revelou a assinatura de "um acordo mais amplo" no que diz respeito à utilização do estádio.
- Nós estabelecemos um direito do Vasco em 2025 e 2026, além dos clássicos em que vamos atuar como mandante, para que nós tenhamos a possibilidade de atuar como mandante no Maracanã por mais oito partidas nesse período - disse.
O acordo intitulado "Memorando de Entendimentos para Utilização do Complexo Esportivo Jornalista Mário Filho (O 'Maracanã')", assinado no dia 7 de abril, estabelece o direito do Vasco de atuar como mandante em até oito jogos no estádio divididos da seguinte forma:
- 2025 - quatro partidas
- 2026 - quatro partidas
Ao ge, Carlos Amodeo citou "questões estratégicas" para explicar os motivos que fizeram o Vasco decidir a não jogar no Maracanã na atual temporada, apesar do acordo em vigor com o consórcio.
"Trata-se de um direito do Vasco que não foi exercido até o momento, por questões estratégicas que levam em consideração um conjunto de fatores, tais como calendário, performance desportiva, entre outros", resumiu.
Os jogos a que o Vasco tem direito não são cumulativos entre um ano e outro, o que significa que, de acordo com as condições do atual Memorando, independentemente de ter exercido o seu direito ou não este ano, o clube em 2025 só poderá mandar quatro partidas no Maracanã.
No entanto, o Vasco não descarta a possibilidade de fechar um novo acordo. O clube, a partir do ano que vem, não terá São Januário disponível por causa da reforma. Recentemente, o a diretoria encaminhou um acerto com o Botafogo para utilizar o Estádio Nilton Santos pelos próximos três anos.
Neste Brasileirão, o Vasco mandou apenas duas partidas no Maracanã: o clássico contra o Flamengo da quinta rodada, que terminou em empate sem gols; e a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense na 29ª. O time tem apenas mais duas partidas como mandante pela frente na competição: contra Inter e Mirassol.
Fonte: ge
-
0 Notícias sobre o Vasco: 03 de fevereiro de 2026 -
1 Diniz deve permanecer no Vasco mesmo em caso de derrota na quinta-feira (05) TOP -
-
0 Futebol Feminino: Vasco estreia na Copa Rio nesta quarta-feira (04) -
2 Vasco fez proposta por Santiago Sosa? Jornalista apura situação TOP -
0 Sub-20: Vasco acerta contratação de 3 atletas que se destacaram na Copinha TOP -
0 Clube da Série A que tentou a contratação de Spinelli é revelado TOP -
0 Ficha, enquete e vídeos de Igor Gomes, especulado no Vasco -
0 Ex-Vasco, goleiro João Pedro acerta com o Levante, da Espanha TOP -
0 Vasco acerta empréstimo do zagueiro Lyncon ao CRB TOP -
0 Jornal inclui ex-Vasco nas melhores contratações nesta janela de inverno TOP