Os jogadores do Vasco que terminaram a temporada de 2025 em alta e em baixa

⚠️

A temporada 2025 terminou para o Vasco com o gosto amargo do vice-campeonato da Copa do Brasil e sem uma vaga para a Libertadores do ano que vem. A equipe comandada por Fernando Diniz apresentou oscilações bruscas no Brasileirão e finalizou a competição apenas na 14ª posição, mas com o alento de uma vaga na Copa Sul-Americana.

O Vasco se despede da temporada com algumas boas notícias no elenco, e outros atletas que terminam 2025 em baixa. Os jogadores não terão muito tempo para descanso antes dos próximos desafios. O clube já volta aos gramados no dia 14 de janeiro, pelo Campeonato Carioca. O Brasileirão começa no dia 28 do mesmo mês.

Em alta

Andrés Gómez

O colombiano foi a grande notícia do Vasco na reta final de temporada e terminou como o principal destaque do time comandado por Fernando Diniz nas semifinais e nos dois jogos da decisão da Copa do Brasil. Andrés anotou a assistência para o único gol do Vasco na derrota para o Corinthians na semifinal e foi o jogador mais incisivo tanto na Neo Química Arena quanto no Maracanã.

Termina a temporada em alta e com moral com a torcida. O jogador tem contrato de empréstimo até o meio de 2026, com opção de compra estipulada em cerca de 4 milhões de euros (R$ 25 milhões) por 60% dos direitos econômicos. São sete assistências e um gol marcado em quatro meses de Vasco. Termina a temporada como terceiro principal garçom do elenco no ano, atrás apenas de Lucas Piton (12) e Paulo Henrique (8).

Thiago Mendes

O volante assumiu a titularidade do meio-campo nos últimos jogos do ano e fechou 2025 com moral, apesar do vice-campeonato na Copa do Brasil. Thiago Mendes foi o primeiro reforço da janela do meio do ano com Admar Lopes, mas demorou a engrenar por causa dos problemas físicos e falta de ritmo depois de duas temporadas no Catar.

Ele assumiu a posição na goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, na 36ª rodada do Brasileirão, e não saiu mais do time. Foi um dos pontos sólidos na caminhada do Vasco na Copa do Brasil e aumenta as esperanças para evoluir ainda mais para 2026.

Rayan

O jogador mais decisivo do Vasco em 2025. Fecha o ano com 20 gols em 57 partidas, como vice-artilheiro do time na temporada, atrás de Vegetti. Na Copa do Brasil, Rayan foi importante com gol no jogo de ida das semifinais contra o Fluminense e ficou a centímetros de ter gol validado na Neo Química Arena que poderia ter mudado a história da final da Copa do Brasil.

É a principal arma para o crescimento do Vasco em 2026. Na coletiva de imprensa, Diniz fez lobby para Rayan permanecer pelo menos por mais uma temporada. O clube espera que o forte assédio de clube cresça ainda mais com o fim da atual temporada.

-- O Rayan, obviamente, faz parte de maneira central (do planejamento). É um dos grandes pilares do meu trabalho aqui. Pouca gente tem um Rayan. É um jogador que decidiu muitos jogos e a tendência é crescimento. Ele está se descobrindo. Se o Rayan fosse meu filho, eu falaria para ficar no Vasco mais um tempo. Se sair no fim do ano que vem vai sair com 20 anos, novo de qualquer jeito. E ia sair com um jeito de jogar mais consolidado, provavelmente com convocação para a Seleção.

Em baixa

Paulo Henrique

Apesar de um ano positivo e com convocações para seleção brasileira, Paulo Henrique termina 2025 em baixa. O rendimento do lateral caiu signicativamente na reta final do ano, com queda nos números ofensivos, algumas falhas defensivas e até um gol contra no jogo de volta das semifinais contra o Fluminense, que levou a decisão para as penalidades.

Coutinho

Apesar do sonho declarado de conquistar um título de expressão pelo clube do coração, Coutinho não conseguiu ser decisivo no momento em que a torcida mais esperava. Não foi bem nas semifinais contra o Fluminense e teve partida apagada na decisão contra o Corinthians. Os números na reta final do Brasileirão e na Copa do Brasil acompanham a derrocada do time. O Vasco perdeu nove dos últimos 12 jogos da temporada, e Coutinho não participa de um gol há mais de dois meses.

Matheus França

Talvez quem termine o ano com maior rejeição da torcida do Vasco. O meia-atacante perdeu bastante prestígio com Fernando Diniz depois de iniciar a partida contra o Bahia como titular, na Arena Fonte Nova, e ser sacado no intervalo depois de atuação muito abaixo. De lá para cá, só voltou a ser titular na goleada sofrida por 5 a 0 para o Atlético-MG, na última rodada do Brasileirão, quando os reservas foram utilizados para poupar os principais jogadores para os jogos decisivos da Copa do Brasil. Na final contra o Corinthians, entrou nos minutos finais e, em seu principal lance, isolou um chute para as arquibancadas para deixar a torcida ainda mais na bronca.

Fonte: ge

Mais Recentes