Os duelos entre Vasco x Fluminense pela Copa do Brasil
A semifinal da Copa do Brasil de 2025 começará a ser decidida por Fluminense e Vasco nesta quinta-feira, às 20h, no Maracanã. Rivalidade à parte, não será a primeira vez em que tricolores e vascaínos se encontram nesta posição. Na verdade, será o tira-teima entre eles, já que cada lado conta com uma classificação em confrontos diretos. O ge relembra os duelos e mostra curiosidades sobre cada um deles.
Fluminense se classifica em 2000
O primeiro clássico entre Fluminense e Vasco pela Copa do Brasil aconteceu em 2000 e foi marcado por provocações e muita crise. Isso porque, mesmo com o Tricolor voltando à elite do futebol brasileiro e com um time modesto, conseguiu a classificação às quartas de final ao eliminar o rival. O time de São Januário era favorito e vinha dos títulos da Libertadores e do Brasileirão nos anos anteriores.
A classificação do Fluminense veio pelo critério do gol fora de casa, que ainda valia como desempate na Copa do Brasil. Após o empate por 1 a 1 no Maracanã, o Tricolor calou São Januário com uma nova igualdade, desta vez por 2 a 2, e avançou.
A crise e confusão, no entanto, aconteceu pela forma como o jogo de volta se desenhou. Apesar de favorito, o Vasco viu o Fluminense abrir 2 a 0, com gols de Magno Alves e Agnaldo. Atrás no marcador, os vascaínos até reagiram com dois gols de Edmundo, mas o empate não era suficiente.
Após o apito final, a confusão tomou conta do gramado e quatro jogadores foram expulsos: César e Fabinho, do Fluminense, e Viola e Felipe, do Vasco. Depois, o então técnico do Vasco, Abel Braga, pediu de demissão e foi publicamente criticado pelo vice de futebol Eurico Miranda. O cartola, mesmo eliminado, provocou o Fluminense.
— Só tinha conhecido um que ressurgiu dos mortos, que foi Jesus Cristo. E vi que agora o Vasco tem essa capacidade de ressuscitar, ressuscitou o Fluminense.
Vasco avança em 2006
A resposta do Vasco veio em 2006, quando avançou para a decisão daquela Copa do Brasil. No jogo de ida, Edilson Capetinha marcou o gol da vitória por 1 a 0. Na volta, Valdiram abriu o placar para os vascaínos aos 31, mas o empate do Tricolor com Petkovic não foi suficiente. O Vasco ampliou a freguesia do início dos anos 2000 contra o Fluminense. Nos 30 confrontos anteriores, eram 14 vitórias vascaínas e apenas cinco tricolores.
Em 2006, Vasco vence o Fluminense pela semifinal da Copa do Brasil
Valdiram foi o artilheiro da Copa do Brasil, com sete gols — com direito a hat-trick na goleada por 5 a 1 sobre o Iraty, na segunda fase. Renato Gaúcho o escalou como titular na primeira partida da final contra o Flamengo, mas Valdiram não foi sequer relacionado para o jogo da volta porque apareceu embriagado no treino da véspera. O atacante confessou para a família no dia seguinte à decisão vencida pelo Fla que chegou para treinar ainda com um copo de cerveja na mão.
Nesta terça-feira, o ge preparou um especial sobre Valdiram, com entrevistas com familiares do atacante que marcou época no Vasco. Clique aqui e veja a reportagem completa .
Uma curiosidade é a de que Thiago Silva, atual zagueiro do Fluminense, estava no elenco tricolor em 2006. Ele foi titular durante toda a campanha do time em 2006 e deixou o clube em 2009, rumo ao Milan, da Itália.
Fonte: ge
-
0 A vida de Dimitri Payet após saída do Vasco -
0 Vasco está decidido sobre qual nome quer para reforçar a lateral esquerda TOP -
-
0 Há 85 anos nascia João Farias Filho, o saudoso Lorico -
0 Vasco fecha o Cartola com a pior pontuação de 2025 -
0 Retrospecto do Vasco contra o Fluminense, adversário desta quinta (11/12) -
0 As curiosidades da campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro 2025 -
0 Reels da Nike sobre o Vasco é um dos maiores da história da maior marca TOP -
0 Mais informações sobre o acordo entre Vasco e Nike TOP -
0 Judô: Enzo Souza é medalhista no Campeonato Pan-Americano Sub-15 -
0 Histórico de fornecedores de material esportivo do Vasco