Os desafios do calendário do futebol brasileiro em 2025
Com a chegada de mais um final de temporada, a CBF divulgou recentemente o calendário do futebol brasileiro para 2025, uma informação importante para aqueles que pretendem apostar em futebol bet . Para evitar conflitos de agenda com o Super Mundial de Clubes, a entidade precisou fazer diversos ajustes, os quais podem impactar no período de preparação do Vasco para o próximo ano.
Pré-temporada reduzida
De acordo com o calendário aprovado, os estaduais terão que começar ainda na primeira metade de janeiro. Porém, considerando que o Campeonato Brasileiro de 2024 irá terminar somente no dia 8 de dezembro, isso significa que haverá um recesso de apenas um mês.
Como as leis trabalhistas preveem que os jogadores profissionais precisam ter 30 dias de férias ao ano, a única alternativa possível é adotar uma pré-temporada mais curta. No caso do Vasco, será preciso tomar decisões importantes já no início de janeiro para não comprometer o planejamento anual da equipe.
Tabela e regulamento do Campeonato Carioca
Seguindo as diretrizes encaminhadas pela CBF, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) definiu que o Campeonato Carioca terá início no final de semana de 11 e 12 de janeiro. Assim como aconteceu em anos anteriores, o regulamento para a edição de 2025 determina que os clubes só podem utilizar times alternativos nas três primeiras rodadas .
Devido a essa diretriz, a Ferj estabeleceu que os clássicos estaduais só irão acontecer a partir da sexta rodada do campeonato, para que os times tenham um pouco mais de tempo para se prepararem. Segundo a tabela de jogos divulgada pela federação, o Vasco fará sua estreia contra o Nova Iguaçu. O primeiro clássico do cruzmaltino, por sua vez, ocorrerá na oitava rodada, contra o Fluminense.
Assim como na edição anterior, o torneio terá 11 partidas na primeira fase, e em seguida, os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais do Campeonato Estadual. Além disso, os times que estiverem entre a quinta e a oitava posição se qualificam para as semifinais da Taça Rio.
Situação das datas FIFA e demais torneios
Assim como os estaduais, outras competições nacionais também foram adiantadas para atender às exigências do calendário. O Campeonato Brasileiro está previsto para começar ainda no mês de março , e terminar somente no dia 21 de dezembro. De acordo com o planejado pela CBF, serão disputadas 12 rodadas antes do Super Mundial de Clubes, e depois disso haverá uma pausa de quase um mês entre junho e julho até a retomada do torneio.
As outras competições que o Vasco irá disputar em 2025 são a Copa do Brasil, que começará no dia 29 de fevereiro e tem previsão de terminar na primeira metade de novembro, e possivelmente a Copa Sul-Americana, que acontecerá entre o início de março e o final de novembro.
Além disso, a CBF também se manifestou em relação às datas FIFA, que correspondem aos dias em que os jogadores convocados por suas seleções precisam se ausentar de suas equipes para disputar amistosos e partidas oficiais. Segundo a entidade, as competições nacionais serão pausadas durante essas datas, no entanto, a CBF não descartou a possibilidade dos jogos retornarem em um prazo a partir de 48 horas após os compromissos das seleções.
Apesar das condições apresentadas pela CBF terem gerado certa insatisfação entre dirigentes, o calendário de 2025 foi aprovado pela Comissão Nacional de Clubes e pelas federações estaduais. Desse modo, tudo indica que não haverá mudanças nos termos anunciados.
Fonte: Pinnacle
-
0 'Oferta do Vasco por Renato Gaúcho não leva em consideração venda da SAF' -
0 Jogadores do Vasco que menos precisaram de minutos para participar de gol -
-
1 Coutinho antecipa a pré-temporada 2025 -
0 Basquete: Vasco conclui a campanha Aposta no Bem -
0 Feminino: Vasco se despede de Kaylla -
3 Detalhes da reunião entre Vasco e Renato Gaúcho, nesta terça (17/12) TOP -
1 David segue se recuperando visando retorno aos gramados TOP -
5 Alto salário emperra negociação entre Vasco e Renato Gaúcho TOP -
1 Rival: Cuiabá recusa mais uma proposta por Isidro Pitta TOP -
0 Declaração dos clubes brasileiros de futebol referente à Reforma Tributária